Atualizado em: 26 abril 2013

Gestação de Cachorro: Tempo das raças "salsicha" Pinscher e Poodle

Durante a gestação é preciso que a cadela receba uma ração de boa qualidade,seja formulada para fêmeas em período gestacional, tendo assim os nutrientes necessários para ter uma gravidez saudável.
Você Sabia?
Que o pit bull começa na Inglaterra, no século XVIII, quando espetáculos semelhantes às touradas eram muito populares, usavam-se cães para enfrentar touros.
Gestação de Cachorro 1

A cadela deve estar no peso ideal durante a gestação.

Na gestação canina, o tempo de gestação varia conforme alguns fatores como o tamanho do cão e a quantidade de filhotes. Sendo que durante a gestação devemos cuidar da alimentação da cadela e também do preparo do local para o parto.

Sobre a Gestação

A gestação em cadelas pode durar entre 55 a 65 dias, mas em média dura 62 dias. Quanto menor a raça, menor é o número de filhotes e maior é o tempo de gestação. Como no caso das raças salsicha, pinscher e poodle que tem uma gestação de até 65 dias. Já as raças grandes tendem a ter ninhadas maiores e uma gestação que dura uns 60 dias.

publicidade:

Podemos acompanhar a gestação da cadela ficando cuidando que aos 30 dias de gestação já é possível realizar o diagnóstico da gestação pela apalpação, aos 35 dias o desenvolvimento das glândulas mamárias é acentuado, pois ficam cada vez mais rosas e endurecidas e há um significativo ganho de peso. Aos 40 dias o volume da barriga da cadela fica bem elevado e grande, aos 45 dias ao se fazer uma ultrassonografia, onde  é possível ver as vértebras, costelas, membros e ossos da cabeça dos filhotes, aos 49 dias é possível apalpar a cabeça do feto e as glândulas mamárias ficam maiores e a partir dos 56 dias de gestação é possível ver os movimentos dos filhotes, que podem nascer a qualquer momento.

Informação

Durante toda a gestação é preciso que a cadela tenha uma alimentação reforçada com ração de boa qualidade e que seja formulada para fêmeas em período gestacional, garantindo assim os nutrientes necessários para ter uma gravidez saudável.

A partir dos 46 dias de gestação já se deve preparar o local onde a cadela irá ter os
filhotes e colocá-la para dormir no local, para que ela vá se acostumando e não fique nervosa quando chegar a hora do parto.

Procure  o acompanhamento de um médio veterinário, para fazer o acompanhamento da gestação da cadela e tirar todas as suas dúvidas, além de cuidar de detalhes importantes como assepsia,parto em si,  alimentação, medicação e vacinação da cadela e dos filhotes.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook