Atualizado em: 14 julho 2010

FSM 2010 – Fórum Social Mundial

O Fórum Social Mundial é um espaço internacional para a reflexão e organização de todos os que se contrapõem à globalização neoliberal e estão construindo alternativas para favorecer o desenvolvimento humano e buscar a superação da dominação dos mercados em cada país e nas relações internacionais.

publicidade:

Quando começou?

O FSM se reuniu pela primeira vez na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, entre 25 e 30 de janeiro de 2001, com o objetivo de se contrapor ao Fórum Econômico Mundial de Davos.

Esse Fórum Econômico tem cumprido, desde 1971, papel estratégico na formulação do pensamento dos que promovem e defendem as políticas neoliberais em todo mundo. Sua base organizacional é uma fundação suíça que funciona como consultora da ONU e é financiada por mais de 1.000 empresas multinacionais.

O Comitê Organizador do FSM 2001 foi formado por oito entidades brasileiras: Abong, Attac, CBJP, Cives, CUT, Ibase, MST e Rede Social de Justiça e Direitos Humanos.

Foi criado também um escritório, em São Paulo, que, desde 2000 até os dias de hoje, apóia e dá suporte ao processo FSM, ao Conselho Internacional do FSM e suas comissões aos comitês organizadores dos eventos anuais do FSM.

O Fórum Social Mundial (FSM) completou dez anos neste ano e reuniu em Porto Alegre, 35 mil pessoas em 915 atividades no Rio Grande Sul, em sete cidades gaúchas.

Participaram representantes de 39 países e, dos presentes, cerca de 60% foram mulheres.

Também chamou a atenção a expressiva participação dos jovens, 27% dos participantes, conforme um dos coordenadores do FSM e presidente da CUT, Celso Woyciechwoski.

A edição 2010 do Fórum, acrescenta, reforçou a necessidade de se construir um mundo mais solidário e sustentável.

O organizador aponta mudanças na política da América Latina e fatos inéditos, como a eleição de Barak Obama nos Estados Unidos, como demonstrações de que a humanidade busca novas possibilidades para a sociedade.

Como vocês podem observar o Fórum Social Mundial aborda assuntos de interesse mundial e com certeza deve estar ajudando em muitas questões!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook