Atualizado em: 17 julho 2013

Fenômenos Naturais - Quais os mais frequentes

Se um ciclone se desenvolve no Oceano Atlântico ele é chamado de furacão, mas se ele se desenvolve sobre as águas do Oceano Pacífico é chamado de tufão.
Você Sabia?
Que o terremoto é um abalo violento do solo que dura de 1 a 2 minutos. O chão começa a tremer e provoca o desmoronamento de casas, móveis e etc.

Os fenômenos naturais são as ocorrências que se originam da ação conjunta de elementos físicos como a água, a massa continental e as massas de ar. Quando esse três elementos interagem entre si e um sobre o outro, ocorre uma oscilação no comportamento padrão dos mesmos, o que origina fenômenos fora do padrão de comportamento da natureza em si.

Então podemos deduzir que sempre que ocorrer uma mudança no padrão de comportamento dos elementos água, massa continental e massas de ar, vão acontecer os chamados fenômenos naturais.

publicidade:

Fenômenos Naturais Frequentes

Terremotos: Originam da movimentação das placas tectônicas, que acabam causando a ruptura das placas de rochas no interior da terra, o que causa as ondas de tremor dos terremotos.

terremoto a

Tsunamis: É uma onda de tamanho desproporcional que vem devastando tudo o que fica em seu caminho e acaba invadindo as porções de terra, causando mortes e destruição. A tsunami se forma a partir de terremoto e erupção vulcânica ocorridos no fundo do mar.

tsunami a

Vulcão: As erupções vulcânicas se originam do movimento do magma no centro da terra que buscando uma saída, provoca as erupções do vulcão.

vulcão

Tempestades: São formados pela união de fortes ventos, chuvas abundantes, trovões e relâmpagos, sendo que ocorrem com mais frequência no verão. Geralmente são formadas pelo encontro de massas de ar de temperatura diferente.

ventos

Ciclone:  Se formam com a movimentação dos ventos no sentido circular, sendo que há no centro desta movimentação uma zona de baixa pressão.Os ciclones podem se formar e tomar força sobre o Oceano Atlântico, sendo então chamado de furacão.

ciclone a

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook