Atualizado em: 8 fevereiro 2011

Faca de dois gumes: Significado

No nosso dia a dia sempre costumamos utilizar gírias e alguns ditados populares. Muitas vezes usamos sem nem mesmo saber o verdadeiro significado, mas sabendo que ele cabe muito bem em certas situações. Existem alguns ditados populares que são extremamente usados no dia a dia como “quem não tem cão caça com gato” ou “casa da mãe Joana”, entre outros. A maioria não sabe a verdadeira história dos ditados que usam.

publicidade:

Existem também outras comparações que costumamos fazer e muita gente não sabe o significado. Quando estamos diante de uma situação complicada e costumamos falar que é uma faca de dois gumes. Você sabe o isso quer dizer?

Uma faca de dois gumes significa uma faca que possui dois lados, ou seja, quando você se encontra em situação de difícil decisão, pois você escolher uma das opções da situação que no momento lhe parece bom, mas que pode lhe acarretar algum prejuízo ou vice-versa. Uma faca de dois gumes é afiada dos dois lados, por um lado você pode ferir alguém, mas se você se descuidar, será você quem irá se ferir.

Então, essa expressão chama a atenção da pessoa para a situação com que ela está prestes a lidar, para lidar com cautela para não ser o prejudicado ou para não deixar as coisas piores do que estão.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook