Atualizado em: 11 setembro 2010

Equipamentos de Segurança do Trabalho

Com o crescimento da construção civil no Brasil aumentou a procura por um profissional que há tempos tinha perdido sua colocação no mercado e nas ofertas de emprego: o segurança do trabalho.

publicidade:

Este profissional é responsável por manter os operários de uma construção ou de qualquer empresa devidamente treinados e equipados para prevenção de acidentes de trabalho.

Mas para que façam seu trabalho da melhor maneira possível é preciso que estes profissionais estejam também devidamente equipados com seus devidos equipamentos de trabalho

Os Profissionais

Quem trabalha com a segurança do trabalho deve saber que este trabalho é  um composto de saberes e tecnologias que tem como única meta proporcionar a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, gerando com isso a diminuição máxima possível de acidentes de trabalho e lesões físicas no trabalhador.

Segurança do trabalho também pretende fazer uma identificação, avaliação e redução situações de risco para que os operários vivam em um lugar de trabalho mais seguro e saúdavel para as pessoas.

Esta profissão está prevista na legislação trabalhista brasileira por maio da Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4), determinando a atuação da categoria de acordo com o grau de risco da atividade da empresa e a quantidade de empregados.

Equipamentos

Claro que depende muito da área de atuação, mas os equipamentos mais comuns para quem trabalha com segurança do trabalho são: roupas para combate a incêdios, respiradores para nanopartículas, máscaras de escurecimento automático, capacete gallet F1SF, lanterna de LED, roupões, etc…

Seja na construção civil, ou em uma mina, ou em uma empresa que ofereça riscos de trabalhos, produtos como estes são indispensáveis para a saúde do trabalhador bem como para evitar dor de cabeça para os empresários para lidar com questões de insalubridade.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook