Atualizado em: 29 fevereiro 2012

Eclipse Lunar no Brasil em 2012

Fique atento e não perca a oportunidade de apreciar o próximo eclipse lunar que poderá ser visto do Brasil, no dia 4 de julho
Você Sabia?
Todo mundo sabe que quando ficou comprovada que a Terra era redonda, uma grande descoberta havia acontecido. Diz a história, que astrônomos da Grécia Antiga puderam deduzir que a Terra seria assim depois de observarem, durante um eclipse lunar, que a borda da sombra era sempre circular.
Eclipse Lunar

No dia 4 de juho um eclipse lunar poderá ser visto do Brasil (Foto: Divulgação)

Você já presenciou um eclipse lunar? Pode ser que sua resposta seja não, mas isso normal, eles são raros e acontecem normalmente duas vezes no ano, as outras duas em que ele dá o ar de sua graça, são chamados de eclipse solar. O que difere o eclipse solar do lunar é que no segundo a Terra encobre o sol.

O eclipse lunar acontece quando a Lua se infiltra na sombra que a Terra projeta, geralmente pode ser visto a olho nu. Porém, nem sempre ele é total, existem também os eclipses parciais.

publicidade:

Só é possível verificar tal fenômeno quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham muito próximos ou em prefeito alinhamento.

Nesse ano de 2012 será possível visualizar do Brasil esse fenômeno astrológico. Um eclipse lunar aparecerá no dia 4 de julho deste ano, segundo a previsão dos estudiosos. Será possível vê-lo parcialmente no lado oeste do país e terá um tempo médio de duração de 2h7m.

De alguns lugares do mundo será possível avistar o eclipse total da Lua, são eles: Austrália e Oceano Pacífico, mas enquanto ele não chega, aprecie outras de suas aparições.

Veja fotos de outros eclipses lunares

Eclipse Lunar (9)Eclipse Lunar (8)Eclipse Lunar (7)Eclipse Lunar (6)Eclipse Lunar (5)Eclipse Lunar (4)Eclipse Lunar (3)Eclipse Lunar (2)Eclipse Lunar

Aprenda como um eclipse lunar acontece

Veja como ocorre o eclipse lunar com imagens feitas pela Nasa. Aqui mostra exatamente qual a posição da Lua, da Terra e do Sol, vendo esse vídeo é possível ter clara noção das diferenças existentes entre o lunar e o solar e esperar o próximo lunar que poderá ser visto do Brasil.

Quando chegar o momento você irá notar que fará as observações com outros olhos, os de quem sabe o que está acontecendo, não precisa ser nenhum especialista, mas é sempre bom conhecer um pouco de cada coisa e poder compartilhar.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook