Atualizado em: 19 março 2010

Durkheim Fato Social

Pra quem não conhece Émile Durkheim que nasceu na Epinal dia 15 de abril de 1858 e morreu em Paris dia 15 de novembro de 1917, é considerado pai da nossa sociologia moderna. Considerado também objeto central da sociologia, m fato social é qualquer forma de uma indução sobre quaisquer pessoas que é tica como uma coisa exterior aos outros, tendo uma vivencia que não depende de ninguém e estabelecendo isso em toda a sociedade.

publicidade:

Também, a definição para o fato social é como certa norma coletiva com independência e poder de coerção sobre o individuo.

Para Emile, os fatos sociais são somente ‘’coisas’’. Maneiras de agir, pensar, sentir de algumas pessoas, e todas dotadas de um poder chamado poder coercitivo. Eles não podem ser confundidos com os fenômenos considerados orgânicos e muito menos com os psíquicos, que constituem em uma espécie nova de outros fatores. Os fatos sociais bem vistos são regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, os costumes, culturas, entre muitas outras.

Se você quer saber mais sobre o nosso pai da sociologia, existem sites que publicaram sobre sua vida, suas idéias, seus ideais e objetivos. Além disso, com certeza você também encontrara a historia da sociologia moderna e seus principais vínculos com a sociedade brasileira.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook