Atualizado em: 27 julho 2010

Dia dos Avós – 26 de Julho

O Dia dos Avôs e das Avós é comemorado no Brasil no dia 26 de Julho, este dia foi escolhido para a celebração da data por ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Conta à história que, no século I AC, Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que ao Senhor que  lhes enviasse uma criança.

publicidade:

Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria.

Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos.
Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos.

Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho Jesus.
São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avôs e avós.

Esta data deve ser lembrada com carinho por todos, já que o papel dos avós é muito importante em nossas vidas.

Muitas vezes os avós não são somente aquelas pessoas que mimam os netos e compram lindos presentes, muitas vezes os avós são parte fundamental na educação da criança já que muitos deles cuidam dos netos para que seus filhos trabalhem fora, além disso muitos avós são também os responsáveis pelo sustento financeiro da família e o apoio afetivo e emocional do lar.

Povos orientais respeitam os mais velhos, pois eles têm consciência da sabedoria que a idade traz a um ser humano, por isso em sociedades orientais a opinião dos mais velhos é respeitada e tida como palavra final numa família.

É importante que pais e educadores aproveitem estas datas comemorativas para ensinar às crianças o tema amor ao próximo, respeito pelos mais velhos, família, e generosidade.

A educação vem de berço, é em casa que ensinamos os valores morais que darão formação ao caráter dos nossos filhos, a escola é meramente uma entidade educativa que tem por objetivo transmitir conhecimentos culturais e não educar.

Por isso o respeito e o diálogo dentro de casa são muito importantes.

Este dia é uma excelente oportunidade para você falar com o seu filho sobre esse tema. Quem teve bisavós e avós e pôde conviver com eles, certamente sabe dar a devida importância em tudo que eles têm para nos ensinar.

Ensine seu filho a respeitar os mais velhos, a ceder o lugar no ônibus para que eles se sentem, a ouvi-los com educação, a ter paciência com eles.

Lembre-se um dia você também será um idoso e seu filho também.

Aproveite este dia especial para demonstrar às avós e aos avôs o quanto vocês gostam deles.

Encham-os de beijos, abraços e carinhos porque eles merecem muito!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook