Atualizado em: 16 março 2012

Dia do Consumidor

O dia do consumidor é muito importante principalmente para se conscientizar de todos os direitos que possuímos graças ao Código de defesa do Consumidor.
Dia do Consumidor

Dia do Consumidor ( Foto: Divulgação)

Hoje, 15 de março comemora-se  e dia mundial do Consumidor e é um ótimo motivo para comemorar porque sem nós consumidores não haveria comércio. Muitas coisas estão mudando em relação ao consumo e aos direitos do consumidor já que existe um Código de Defesa do Consumidor que está sendo muito mais cumprido e os consumidores mais atentos aos seus direitos e expectativas de consumo. Com isso os consumidores começam a ter mais qualidade nos produtos, serviços e preços. Mas é um serviço conjunto onde todos precisam desempenhar corretamente seus papéis para que tudo seja devidamente cumprido.

Muitos consumidores ainda não conhecem seus direitos e é importante dizer que somos aquilo que compramos por esta razão nossas compras precisam ser pensadas e feitas com cuidado e responsabilidade.

publicidade:

Muitas comemorações estão sendo feitas no país no dia de hoje e além de parabenizar quem faz toda diferença no país ainda no intuído de conscientizar os consumidores que só devem comprar produtos de qualidade e com preço justo.

Se nós consumidores nos conscientizássemos da força que temos teríamos um comércio mais justo e correto e com certeza jamais teríamos prejuízos já que existe o Código de Defesa do Consumidor em vigor desde 1991 que existe para evitar que nós consumidores tenhamos qualquer problema.

É necessário entender que todo ser humano é um consumidor já que comem, compram vários tipos de bens perecíveis ou não, utilizam serviços e muitas outras coisas, portanto são todas as pessoas que adquirem produtos ou serviços para uso próprio.

Dia do Consumidor ( Foto: Divulgação)

Dia do Consumidor ( Foto: Divulgação)

Que este dia do Consumidor sirva para que a cada dia mais as pessoas tenham consciência de seu papel defendendo seus direitos e interesses através de um comportamento cuidadoso e desta forma contribuindo para melhorar o nível de vida de todos nós.

Como o Código de Defesa do Consumidor é muito extenso deixaremos aqui alguns direitos básicos do consumidor em homenagem há este dia.

Direitos Básicos do Consumidor

  • Todo consumidor tem direito a informações do produto
  • O consumidor é livre para comprar onde quiser
  • Produtos nocivos precisam apresentar todas as informações.
  • Publicidade enganosa é crime por isso tudo que for anunciado tem que ser cumprido
  • Todos os serviços públicos precisam ser eficazes e adequados.
  • Todo consumidor tem proteção contratual.
  • Para fazer valer seus direitos o consumidor pode recorrer à justiça.

Estes são somente poucos direitos do consumidor e você deve ficar atento a tudo que for adquirir para fazer valer.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook