Atualizado em: 16 março 2012

Dia do circo – 27 de março

Dia 27 de março comemora-se o dia do circo e com certeza é um dos espetáculos mais bonitos e que tantas pessoas nem conhecem.
Dia do circo - 27 de março

Dia do circo - 27 de março ( Foto: Divulgação)

Infelizmente quanto mais modernos nos tornamos menos damos importância para algumas coisas simples da vida. Com isso muitas outras formas de diversão apareceram e vamos esquecendo a simplicidade e inocência como o espetáculo circense. Ainda existem poucos circos que fazem suas apresentações pelo Brasil todo e não podemos de deixar de falar do dia do Circo que será comemorado dia 27 de março e que merece todas as felicitações por sua tradição e por ter marcado a vida de tanta gente.

O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim que comandou o circo Piolim por mais de 30 anos.

publicidade:

A data foi escolhida em razão do seu nascimento e este circense ganhou este apelido de Piolim porque era muito magro e possuía as pernas muito compridas.

Este artista circense estava sempre envolvido em divulgar a arte e foi homenageado em 1922 como o maior artista popular brasileiro e em 1931 recebeu uma linda homenagem de Mário de Andrade através de uma crônica que demonstrava seu encantamento pela arte de Piolim.

No dia do circo muitas homenagens são feitas principalmente nas escolas que aproveitam para difundir um pouco desta arte tão esquecida e muitas ainda fazem excursões para circos e desta forma as crianças podem conhecer um espetáculo de circo com os divertidos palhaços, malabaristas, atirador de facas e muitas outras atrações que divertem a adultos e crianças.

Dia do circo - 27 de março ( Foto: Divulgação)

Dia do circo - 27 de março ( Foto: Divulgação)

Aqui no Brasil o circo começou com os ciganos e da forma itinerante no final do século XIX instalando-se nas pequenas cidades e fazendo espetáculos onde o palhaço sempre foi o personagem principal.

Hoje em dia embora o circo não seja mais a atração favorita e principal das crianças como era antigamente ainda tem seus espetáculos e melhor ainda hoje existem escolas e grupos espalhados pelo Brasil como o grupo Nau de Ícaros, Intrépida Trupe, Acrobáticos Fratelle e muitos outros.

Esta é uma forma de difundir o circo que não pode ser esquecido!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook