Atualizado em: 30 junho 2010

Cozinha Industrial – Equipamento, Normas, Projeto e Layout


Para uma casa comum, uma simples cozinhas bem equipada já resolve tudo.

Mas, para uma indústria ou um restaurante, tem que ser uma cozinha industrial.

O QUE É?

Cozinha industrial é onde se produz e se fornece refeições prontas.

Os clientes são variados e podem ir desde pessoas físicas com atividades fora do lar até hospitais e empresas que necessitam deste serviço.

Com isso, nota-se que as conzinhas são indústrias.

LOCALIZAÇÃO

Não se precisa de nada muito elaborado para que uma cozinha industrial funcione, no entanto, sugere-se a instalação próxima a grandes centros urbanos, respeitando-se as normas principais para se conseguir o alvará de funcionamento.

MERCADO

As cozinhas industriais crescem cada vez mais pelos segmentos de comidas semiprontas que servem para ser consumidas em pouco tempo e que também demandam pouco tempo para que sejam preparadas.

Com isso um leque do mercado se abre para o fornecimento de comida pronta, com empresas oferecendo itens individuais, refeições completas ou por encomenda.

O FATURAMENTO

O mercado da comida industrial só tem alavancado tanto que até o final de 2009 foram mais de R$ 100 milhões em lucratividade que o segmento recolheu em lucratividade.

PROJETO

Para se montar uma cozinha é preciso ter uma área mínima de 80 m2, e é preciso que se tenha uma racionalização para funcionar dentro dos padrões desejáveis de eficiência.

Além de setores separados para: recepção e armazenamento, para o preparo prévio.

Espaço para o porcionamento, lavagem e desinfecção de legumes, cereais e carnes, além de copa, confecção que deve ser responsável pelo preparo final das refeições; higienização, distribuição, vestiários, sanitários e escritório.

EQUIPAMENTOS

As principais máquinas e equipamentos para uma cozinha industrial são: eletrodométicos indústriais (fogões industriais, máquinas de descascar batatas, moedores de carnes, liquidificadores industriais, extratores de sucos, cafeteiras, refrigeradores e etc.) e utensílios de cozinha (amaciador de bifes, frigideira elétrica basculante, chapa de grelha, balança de médio porte, jogo de talheres de serviço, panelas e etc.).


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook