Atualizado em: 8 junho 2010

Corpus Christi – Significado

Significado

A palavra Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”.

publicidade:

É uma festa em que se comemora a presença de Jesus Cristo na Eucaristia.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII.

A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado.

A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

Esta é uma festa de ‘preceito’, isso significa que para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia.

Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.

A comemoração possui tradições que são cumpridas todos os anos na época da festa.

Uma das tradições é a procissão. Na véspera de Corpus Christi, os fiéis enfeitam as ruas com tapetes artesanais por onde as procissões vão passar.

Os tapetes usados são feitos de materiais como: palha, flores, pó, serragem colorida, sementes, tampinhas de refrigerantes encapadas com papéis coloridos entre outras coisas.

Para que a Santa Hóstia seja adorada de uma forma visível pelos fiéis, pois é o próprio Jesus Vivo em Corpo e Sangue, Alma e Divindade a Igreja a coloca dentro de um ostensório e a leva em procissão pelas ruas das cidades.

É por isso que acontece a procissão de Corpus Christi, onde se dá um destaque especial à Eucaristia.

Desde o princípio de sua história, a Igreja devota à Eucaristia um zelo especial, pois reconhece neste sinal sacramental o próprio Jesus, que continua presente, vivo e atuante em meio às comunidades cristãs.

Celebrar Corpus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue, para a vida da Igreja, e comprometer-nos com a missão de levar esta Boa Nova para todas as pessoas.

É uma festa muito bonita e que todos os fiéis seguem com muita devoção!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook