Atualizado em: 18 abril 2011

Coreia do Sul acusa Google de concorrência desleal

Portais de Internet da Coreia do Sul entraram com ação judicial acusando o Google de concorrência desleal no mercado de dispositivos móveis naquele país.

logo-googleOs grandes portais de Internet na Coréia do Sul entraram com uma ação judicial contra o Google com as autoridades reguladoras da concorrência, onde alegam que o gigante das buscas está asfixiando a concorrência no mercado de busca na Internet em dispositivos móveis.

O movimento vem após a Microsoft ter entrado com uma ação semelhante contra a empresa perante as autoridades da Comissão Europeia no mês passado.

publicidade:

Na sua petição conjunta à Comissão de Comércio da Coreia do Sul, NHN e a Daum Communications, líder portais do país, reclamam que o Google está impedindo a livre concorrência ao de usar sua posição como a principal fornecedora de sistemas operacionais de smartphones .

Os navegadores de internet e portais rivais estão tentando conseguir uma fatia maior do crescente mercado móvel, que está superando a expansão da indústria de computadores pessoais.

O MERCADO SUL COREANO

“Telefones inteligentes que usam o sistema operacional gratuito Android (da Google) têm o motor de busca do Google instalado por padrão como uma ferramenta de navegação, e são sistematicamente projetados para ser praticamente impossível de mudar para outra opção”, a NHN disse em um comunicado.

Um porta-voz do Google disse que “ainda não entrou em contato com o KFTC, mas irá trabalhar com eles para resolver quaisquer dúvidas que possam ter.”

O Google tem quase 20% da quota de mercado de busca da Internet móvel na Coréia do Sul , embora sua participação seja de apenas 2% na Internet acessada por linhas fixas neste país.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook