Atualizado em: 13 outubro 2013

Como controlar a mesada dos filhos

Os filhos precisam aprender a controlar a mesada para poderem aprender a cuidar do próprio dinheiro.
Você Sabia?
Se os pais descumprirem as regras da mesada poderá contribuir para terem filhos que não saberão cuidar das suas finanças, por isso é importante estipular e cumprir todas elas, mesmo que seja difícil.
Como controlar a mesada dos filhos ( Foto: Divulgação)

Como controlar a mesada dos filhos ( Foto: Divulgação)

Cada família tem em mente qual deve ser a idade ideal de começar a dar mesada para os filhos e este hábito é muito bom e importante porque ajuda a ensiná-los a lidar de forma correta com o dinheiro, por isso trouxemos dicas de como controlar a mesada dos filhos. Em primeiro lugar os pais devem dar exemplo de que sabem controlar os gastos já que as crianças aprendem muito mais com exemplos do que com palavras e abaixo vocês encontrarão dicas que ajudarão bastante.

Como controlar a mesada dos filhos

  • Após os três anos de idade os pais devem começar a incentivar os filhos a terem um cofrinho de moedas para se acostumarem a guardar e uma vez por ano eles quebram o cofre e poderão comprar algo que queiram muito.
  • Já a partir dos sete anos que as crianças já aprenderam a ler e fazer contas os pais devem estipular uma quantia em dinheiro conforme suas posses e estipular o que deve ser pago com a mesada.
  • Outra coisa importante é ensinar que este dinheiro será dado uma vez ao mês ou semanalmente como preferirem e caso o dinheiro acabe a criança terá que aguardar a próxima data.
  • Caso eles gastem a mais e os pais queiram emprestar antecipadamente, devem descontar o valor da próxima mesada, assim entenderão que precisam pagar todas as vezes que pedirem algo emprestado.

Com estas atitudes as crianças começam a perceber o quanto custa o que elas querem comprar e com isso aprenderão a dar valor as coisas.

publicidade:
Como controlar a mesada dos filhos ( Foto: Divulgação)

Como controlar a mesada dos filhos ( Foto: Divulgação)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook