Atualizado em: 1 setembro 2010

Comunicação interna nas empresas

A comunicação é uma ciência fundamental.

publicidade:

Com ela é possível se entender as regras de uma empresa bem como executar tarefas, delegar atividades e acima de tudo, zelas pelo bom funcionamento da organização.

Muitas empresas se preocupam apenas com a comunicação externa, aquela voltada para dar comunicados para os clientes e fornecedores, esquecendo que a comunicação interna, a que é voltada para funcionários, também é fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa.

A Comunicação

Muitas são as definições para uma boa comunicação interna.

Para alguns teóricos, a comunicação interna deve ser uma área planejada da empresa, que deve ter metas bem definidas para possibilitar toda a ligação possível entre a organização e seus empregados, usando ferramentas de comunicação institucional e até da comunicação mercadológica.

A comunicação interna acontece ao mesmo tempo que a circulação normal da comunicação que passa todos os setores da comunicação, permitindo assim o pleno e bom funcionamento da empresa.

A comunicação dentro de uma empresa para ser consistente e eficaz deve ser atenta a todo o processo de troca de informações entre colaboradores, gerências e supervisão dentro de uma empresa e de uma estrutura definida de processo comunicacional.

Vantagens

Somente assim a comunicação pode cumprir seu papel dentro de uma empresa que é ajuda a construir o futuro da organização e também ajudar na colaboração de uma visão onde os funcionários, juntos, cooperarem com as essenciais mudança dentro de uma organização.

Toda organização precisa de um bom e eficiente planejamento de comunicação somente assim se é possível garantir a eficácia do processo de melhoria do clima organizacional e sentimento de integração do colaborador com a empresa como um todo.

Vale à pena investir na comunicação de uma empresa, pois quanto séria e real for a comunicação interpessoal entre colegas, entre chefias, entre chefe e subordinado mais divulgado e respeitado serão os valores, objectivos Organizacionais e Padrões de Comportamento dentro da empresa.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook