Atualizado em: 12 janeiro 2011

Como saber se alguém está mentindo

Hoje em dia, as pessoas mentem por vários motivos diferentes, mas em quase todos os casos a pessoa se acusa por meio de sinais quase imperceptíveis. Esses sinais que indicam mentira podem ser detectados, contanto que os conheçamos.

publicidade:

Alguns sinais são válidos para saber se a pessoa está mentindo, mas deve-se levar em consideração que nenhuma regra se aplica para todos os casos, pois pode ser que a pessoa possua algum “tique”, o que não indica que esteja mentindo, se certifique disso. Cuidado com as pessoas que costumam mentir constantemente, elas não balbuciam e lembram de tudo que disseram sempre. Algumas pessoas não conseguem olhar nos olhos, mas é outro fator que também não indica mentira plena, pois muitas pessoas não conseguem devido a sua personalidade ou cultura.

Sinais de possível mentira:

  1. Se a pessoa não lhe olhar nos olhos enquanto fala, parece nervosa, ou atua de maneira incômoda, pode ser um sinal de mentira.
  2. Preste atenção se há erros no que a pessoa lhe diz, histórias diferentes em dias diferentes, diversos marcos de tempo, erros ao recordar detalhes, ou misturar as coisas.
  3. Verifique se a pessoa se opõe firmemente a responder alguma pergunta. A defesa extrema poderia significar que está tentando esconder algo.
  4. Note se a pessoa acusa você de mentiroso quando isso não for verdade. Isso pode significar que a pessoa está projetando sobre você algo que ela fez, para defender-se antecipadamente da acusação.
  5. Escute seu instinto. Você pode se dar conta quando uma pessoa mente. Se não estiver seguro, não tire conclusões precipitadas.
  6. Considere perguntar diretamente se a pessoa está mentindo. Muita gente se sente mal quando é descoberta e acaba revelando a verdade.
  7. Tente entender e escutar as razões da mentira.
  8. Observe seu papel enquanto alguém lhe mente.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook