Modificado em: 9 março 2012

Como eliminar carrapatos em cachorros

Leia aqui, e saiba o que fazer para acabar de vez com o carrapato. Para os que realmente querem eliminar os carrapatos em cachorros, temos algumas soluções aqui!
Você Sabia?
Saibam que, o Carrapato-de-cavalo ou Carrapato Estrela (Amblyomma cajennense) estes são os mais comumentes parasitas o homem, eles Também podem se infestar em mamíferos domésticos, silvestres e aves.
Como eliminar carrapatos em cachorros (2)

Foto Divulgação: (Muito cuidado em relação aos carrapatos).

Como eliminar de vez o problema dos carrapatos, esta é uma situação na qual os donos dos cachorros sempre querem saber como fazer para acabar!

Os carrapatos

  • Um problema que afeta grande parte dos animais, na verdade, não pense você que, estando limpo, tomando banho e morar dentro de sua casa, o animal não possa ter carrapatos.
  • Saiba que este bichinho está em todas as partes, na verdade, se houvem algum cão próximo de sua residência com carrapatos, sem dúvidas, o parasita poderá muito bem percorrer dentro de sua residência, e por fim, até mesmo encontrar o pelo do seu animal para se hospedar!
  • Sem dúvidas, muitas pessoas ainda não sabem o quanto o carrapato pode fazer mal para a saúde, não só dos animais, como também para nós seres humanos.
  • A infestação por carrapatos no cão, além de provocar um incômodo muito grande ao animal pela coceira, no caso, algo que possa provocar uma reação alérgica, pode causar também, a anemia e transmitir doenças como a Babesiose e a Erlichiose.
  • Os cachorros também são contagiados pela anemia, algo causado pelas grandes infestações do carrapato, caso ele se alimente do sangue animal. É importante ressaltar que, é necessária uma grande quantidade de carrapatos para que a Babesiose ou a Anaplasmose sejam transmitidas.
  • De acordo com informações, dependendo da situação, às vezes, um ou dois carrapatos que estejam carregando formas infectantes dos protozoários causadores dessas enfermidades são o bastante para que o cão contraia uma dessas doenças.

Através de pesquisas, diz-se que o controle de carrapatos nos animais deve ser constante, ou seja, isso a qualquer sinal de apatia, febre, falta de apetite e mucosas (gengivas ou conjuntiva).

Como eliminar carrapatos em cachorros (1)

Foto Divulgação: (Carrapato).

Evite os carrapatos

Como fazer para evitar que o seu cão pegue carrapatos? Bem, esta não é uma coisa tão tão difícil, porém, é mais do que indicado que você cuide de maneira higiênica do seu animal de estimação.

Sabemos que hoje em dia, infelizmente, não há nenhum esquema de tratamento preventivo, existem alguns remédio para tratar o animal, passando nos pelos e até mesmo vacinas, mas, nem sempre isso dá certo e acaba com o problema da proliferação dos carrapatos nos animais.

Se o cão freqüenta áreas infestadas por carrapatos, ele certamente irá pegá-los, ou seja, estes parasitas estão por toda a parte e não á como evitar, pois são como uma peste, algo que se manifesta em várias partes do mundo, os exemplos onde eles ficam são nas regiões como em vegetação em sítios ou fazendas, isso mesmo, este são os lugares mais comuns.

Há casos onde as pessoas que tem problemas com carrapatos dentro de seus canis ou quintais e até em apartamentos. Às vezes, num passeio a uma praça ou parque, o cão pode se infestar.

Para combater

Tanto os carrapatos como as pulgas, eles sempre acabam com a saúde dos animais, os cachorros são muito vulneráveis aos problemas quanto a estes parasitas, enfim, quer acabar com este problema, vamos ajudar. O carrapato, em todos os seus estágios de vida (desde larva até adulto), é muito resistente.

Combater o carrapato é difícil? Sim, este é um pequeno bicho que, além de nojento, por sobreviver de sangue, ele tem uma certa resistência e estabilidade ao se alimentar na pelo do animal, sem contar que, ele é algo que pode até deixar seu anima muito debilitado.

Para eliminar o carrapato do cachorro, você pode dar banhos carrapaticidas, porém, o inimigo que você não vê, ou seja, os ovos e larvas, estão no ambiente e nele sobrevivem durante meses. Muitos são os casos de proprietários que vivem combatendo o carrapato no cão, mas nunca conseguem exterminá-lo por completo.

Os banhos carrapaticidas podem ajudar muito, quando a infestação é grande, você poderá repetir os banhos a cada 15 dias; animais de pêlos longos devem ser tosados no verão, época em que o calor e umidade fazem com que a incidência de carrapatos aumente muito; produtos carrapaticidas de longa duração, em gotas para aplicação tópica (local) ou spray, podem ser aplicados, a critério do veterinário.

Para finalizar, caso você queira saber mais sobre este problema, procure já um médico Veterinário, ele poderá lhe auxiliar da melhor maneira possível, e outras informações, acesse (www.webanimal.com.br).


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook