Atualizado em: 1 março 2011

Clubes que ainda fazem parte do Clube dos 13

Clube dos Treze foi fundado no dia 11 de julho de 1987 em Porto Alegre, tendo como  objetivo defender os interesses dos 20 principais clubes de futebol do país. Teve seu início com muita polêmica, negociando inclusive direitos de transmissão de jogos em emissoras de TV e de rádio também. Além disso, discute com a CBF as formas de disputa dos campeonatos.
O Clube dos Treze foi criado para organizar um campeonato próprio, se rebelando contra a CBF. No começo possuía os treze membros: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, São Paulo, Santos e Vasco. Diante do grande sucesso, o Clube dos Treze acabou se acertando com a CBF e começaram a trabalhar juntos.
Depois de criado com os 13 clubes, outros sete clubes foram aceitos, sendo no total 20 clubes. Aos poucos íam ganhando dinheiro para poder manter as despesas que tinham com viagens e estadias, além de criar novas fontes para todos os clubes.
O Corinthians não concordou com a forma que o clube negociava os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro e requereu sua desfiliação no dia 23 de fevereiro desse ano. Atualmente,os membros do Clube dos Treze são: Atlético Mineiro (MG), Bahia (BA), Botafogo (RJ), Corinthians (SP), Cruzeiro (MG), Flamengo (RJ), Fluminense (RJ), Grêmio (RS), Internacional (RS), Palmeiras (SP), Santos (SP), São Paulo (SP), Vasco da Gama (RJ), Atlético Paranaense (PR), Coritiba (PR), Goiás (GO), Guarani (SP), Portuguesa (SP), Sport (PE) e Vitória (BA).

publicidade:

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook