Atualizado em: 28 setembro 2010

Chiavenato – Gestão de Pessoas


Nos dias de hoje, em que as empresas vivem em um mundo competitivo e pedem em seu quadro de funcionários pessoas também competitivas, falar em Gestão de Pessoas é algo fundamental.

O Assunto

Gestão de pessoas é um tema de suma importância. E que tem abarcado diversas áreas do conhecimento como no segmento para empreendedores ou para área de educação e gestão educacional.

publicidade:

Como Gerir

Saber gerir pessoas é o grande desafio de profissionais da contemporaneidade. Elas são o maior patrimônio de uma empresa e por isso devem ser administradas com todas as especialidades que compete a um gestor.

Visão de Chiavenato

O autor Idalberto Chiavenato tem uma visão muito ampla do que vem a ser a Gestão de Pessoas, para ele trata-se de uma função determinada de um empreendedor que almeja atuar no mercado de trabalho, sabendo formar cooperadores, parceiros de caminhada e não meros subalternos.

É nesse contexto que Chiavenato fala do que é gerir pessoas dentro do cenário do “Brasil Cosmopolita”, onde o contexto desenvolvido é de uma empresa que possuía um sistema de RH (Recursos Humanos) tradicional com controle de ponto, medidas disciplinares, refeitórios, assistência médica etc.

Porém, ao passo que a organização vai percebendo a necessidade de criar um processo de atualização, gestão e incremento de pessoal, entende-se que ela deveria terceirizar estas atividades operacionais.

O Rh

Com o RH sem o engessamento desses encargos, o setor fica então mais ágil e dinâmico para se focar naquilo que é de suma importância como saber lidar com assuntos estratégicos relacionados com pessoas, com o público interno da empresa que são os funcionários.

Dentro dessa lógica defendida por Chiavenato para gerir pessoas, ele salienta que é precisar abrir mão de um RH operacional por um RH estratégico.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook