Atualizado em: 21 abril 2011


Charlie Chaplin: Biografia - Textos, Frases, Tempos Modernos e Vida

Tudo sobre a vida e biografia de um dos artistas mais famosos do mundo, o Charles Chaplin. Tudo sobre o filme Tempos Modernos, além de diversos textos e frases dele.

Existem muitos artistas no mundo e a cada ano que passa, mais talentos vão surgindo. Hoje em dia, por mais artistas que existam, nenhum se compara aos de antigamente, que uniam todas suas habilidades e não eram especialistas em uma só área. Antigamente, quem era ator, era também cantor, poeta, diretor, entre outras coisas. Um dos artistas que é prova disso é o Charles Chaplin. Com uma vida bem conturbada, Charles Chaplin sempre encarou todos os problemas muito bem e ficou conhecido por seus textos, filmes (o mais famoso Tempos Modernos), frases por sua irreverencia. Nesse artigo iremos falar um pouco sobre sua biografia e sobre sua relação com a vida.

Biografia

Charles Spencer Chaplin, ficou mais conhecido como Charlie Chaplin, nasceu em Londres no dia 16 de abril de 1889. Foi consagrado ator, produtor, diretor, dançarino, poeta, comediante, músico e roteirista. Através da mimica e da comédia, Chaplin foi um dos maiores atores da era do cinema mudo.  Charles sempre atuou em seus próprios filmes, além de produzir, escrever e dirigi-los também. Sempre foi muito influenciado pelo comediante Max Linder, frânces a quem Chaplin dedicou um de seus filmes. Além de todas suas habilidades, Chaplin também foi um talentoso jogador de xadrez, chegando a enfrentar o campeão dos Estados Unidos Samuel Reshecsky.

Sempre teve com características sua cartola, uma bengala e um pequeno bigode, tornando-o um personagem incomparável e inesquecível. Chaplin é o cineasta mais homenageado, sendo condecorado ainda em vida pelo governo britânico.

A Vida

Charles Spencer Chaplin, era canhoto e nasceu na East Street, Walworth, Londres, na Inglaterra. Chaplin tinha pais que eram artistas. Seu pai Charles Spencer Chaplin era vocalista de uma banda e era ator. Sua mãe, Hannah Chaplin era cantora e atriz. Logo, a parte voltada a musica e de atuação, Chaplin teve a quem puxar. Seus pais acabaram se separando mesmo antes que Chaplin completasse 3 anos de idade e ele acabou ficando com a mãe. Sua mãe parou de cantar devido a um problema na laringe, que acabou afetando suas cordas vocais. Hannah chegou a se apresentar e teve uma crise da laringe, sendo vaiada e atingida por diversos objetos jogados pelo público. O pai de Chaplin era alcoolatra e não possuía muito contato com o filho.

Chaplin e seu irmão, com quem morava, chegaram a morar com o pai e com sua amante, enquanto a mãe residia no Asilo Cane Hill em Coulsdon. Em 1901, seu pai morreu de cirrose e sua mãe veio a falecer em 1928, deixando seus filhos em uma casa de trabalho em Lamberth e mudando-se depois para o Central London District School, uma escola para pobres.

Filme Tempos Modernos

Tempos Modernos foi o último filme mudo que Chaplin fez. O filme mostrava a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, logo quando a depressão atingiu toda sociedade do norte da américa, resultando em grande desemprego e fome da população.

O filme conta a história de Carlitos, personagem interpretado por Chaplin. Carlitos consegue emprego em uma grande indústria e se transforma em um líder grevista. Com o tempo, Carlitos acaba conhecendo uma jovem por quem se apaixona. O filme nada mais é do que uma crítica à modernidade e ao capitalismo, focalizando uma vida na sociedade industrial de produção com base no sistema de linha de montagem, onde mostra o operário sendo afetado pelo poder do capitalismo. O filme também mostra a desigualdade entre as camadas sociais, chegando a ser proibido na Alemanha de Hitler e na Itália de Mussolini, pois era considerado “socialista”.

Tempos Modernos está juntamente com O Garoto e O Grande Ditador, entre os filmes mais conhecidos de Charles Chaplin, sendo um marco para toda a história do cinema até hoje.

Textos de Charles Chaplin

Confira alguns textos do famoso Charles Chaplin, também poeta:

“A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso.

Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade.

Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?”

____________________________________________________________________________________________

O Caminho da Vida

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.
A cobiça envenou a alma dos homens… levantou no mundo as muralhas do ódios… e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.
Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.
Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

Frases de Charles Chaplin

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.”

“A vida é maravilhosa se não se tem medo dela.”

“Se matamos uma pessoa somos assassinos. Se matamos milhões de homens, celebram-nos como heróis.”

“O amor perfeito é a mais bela das frustrações, pois está acima do que se pode exprimir.”

“Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror.”

Fotos de Charles Chaplin


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook