Atualizado em: 15 janeiro 2014

Castração de Animais Domésticos: Benefícios e Cuidados

Castrar os animais de estimação é um ato de amor e trouxemos os benefícios e cuidados.
Você Sabia?
A castração garante uma vida adulta bastante saudável para as fêmeas e machos e tranquila para os donos
Castrar os animais domésticos pode trazer benefícios incríveis ( Foto: Divulgação)

Castrar os animais domésticos pode trazer benefícios incríveis ( Foto: Divulgação)

Muitas pessoas ainda são contra a castração de animais domésticos e depois que lerem o nosso artigo, temos certeza que mudarão de ideia já que existem muitos benefícios e trouxemos todos para vocês. Vocês perceberão que existem muito mais benefícios do que desvantagem para que seu animalzinho seja castrado seja de que sexo ele for. Infelizmente muitos animais sofrem nas ruas e muitos outros são submetidos à eutanásia todos os anos por isso a castração tem que ser vista como um ato de amor.

Vantagens e Benefícios da Castração

  1. As fêmeas castradas possuem menos chances de desenvolverem tumores nas mamas e isso é comprovado por pesquisas e os machos também não terão tantas chances de terem tumores nos testículos.
  2. Se o animal for um cachorro você perceberá que depois de castrá-lo ele irá diminuir o hábito de urinar pela casa, porque ele irá parar com a necessidade de demarcar o território.
  3. Você não precisa se preocupar com o fato de seu animal engordar após a castração, porque com a alimentação correta ele não ficará obeso.
  4. Outra ótima vantagem é que seu cachorro irá fugir bem menos porque ele não terá mais o instinto de ir à rua atrás de fêmeas.
  5. Você não passará mais pelo constrangimento de ter seu cachorro agarrado nas pernas da visita, tendo que prendê-lo todas às vezes para não passar vergonha.
  6. Você evitará filhotes indesejados e ainda a tristeza de ter que dá-los a adoção.
  7. Você pode ficar muito tranqüilo porque a castração não afeta os demais instintos do animal e eles ficarão mais afetuosos e interessados em tomar conta da casa.

Quais os Cuidados após a castração

Para que seu animal se recupere bem é importante deixá-lo repousar em um lugar limpo e quentinho sem passeios e brincadeiras e evitando banho. Não deixá-lo tirar a roupa que protege a cirurgia e seguir todas as recomendações do veterinário quanto à alimentação e medicação. Em poucos dias seu animalzinho estará muito bem já que a recuperação dura em média de sete a dez dias.

publicidade:

Se você não se convenceu ainda sobre as vantagens e benefícios da castração, assista ao vídeo abaixo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook