Atualizado em: 14 junho 2012

Carrapato estrela: Sintomas, como matar e eliminar

Se você ainda não conhece o carrapato estrela, esteja ciente dos problemas que eles trás, saiba como matar e os sintomas de que os sintomas deste parasita.
Você Sabia?
Muitos já devem ter ouvido falar da febre maculosa, para quem não sabem, é uma infecção aguda causada por uma bactéria, a Rickettsia rickettsii, e sendo o homem infectado pelo carrapato estrela, ele pode ser infectado, pois eles carregam esta bactéria em suas glândulas salivares.
Carrapato estrela: Sintomas, como matar e eliminar

Antes de pensar que o carrapato que está em sua casa, é apenas mais um carrapato, certifique-se de que ele seja o estrela, procure um médico veterinário e ele irá lhe explicar todos os cuidados que se possa ter. (Foto Divulgação).

Como todos sabem, o carrapato é algo que sempre incomoda a vida das pessoas, inclusive quando eles começam a comprometer a saúde dos animais. Para quem não conhece, há um dos mais temidos parasitas chamado de carrapato estrela, geneticamente falando, o amblyomma cajennense, carrapato da família Ixodidae e que também leva o nome de carrapato do cavalo.

Além de ser um problema para a saúde, estes carrapatos são os hospedeiros que mais se identificam com os bovinos dentre outros animais domésticos e animais silvestres. Uma espécie comum no Brasil, este é o carrapato estrela, algo que realmente aterroriza os animais, podendo até mesmo contaminar o sangue de uma pessoa caso ela seja picada por ele.

No Brasil, esta é a espécie que promove diversas doenças como a Babesiose eqüina e a Febre Maculosa, sendo esta última considerada um zoonose, enfim, o carrapato estrela pode te contagiar se for picado(a) por ele, pois suas glândulas salivares provocam esta doença.

Sintomas

A pessoa infectada pelo carrapato estrela pode desenvolver os sintomas de 2 a 14 dias após a picada, em média, uma semana, e vale lembrar, nem sempre os sintomas aparecem tão fortes e pelo tempo médio em que citamos, podendo demorar um pouco mais, e talvez por quase não existirem, algo que pode dificultar o diagnóstico.

Quando a pessoa começa a desenvolver este problema, ela começa a ter alguns problemas como febre alta e moderada podendo chegar a 39 a 40 graus, e detalhe, a febre pode durar de 2 a 3 semanas e geralmente a pessoa tem que restringir as suas atividades, necessitando repouso no leito, sem contar nas de cabeça, calafrios, fraqueza e indisposição e até edema dos olhos e conjuntivas.

Como matar

Para qualquer situação, é necessário que haja busca de informações, ou melhor, se você está com problemas quanto a pulgas e carrapatos em sua casa, não acredite em qualquer procedimento par acabar, muitas vezes, isso não irá ajudar.

No cado do carrapato estrela, podemos nos prevenir de maneira correta e eficiente. Para a prevenção e controle do carrapato, é importante deixar limpos os locais onde os animais se abrigam, isso ajuda muito a combater este problema, sem contar que o uso de carrapaticidas em cães são ótimos, e os melhores são o ivermectina e a selamectina.

Para o animais de grande porte como (cavalos, bois) os piretróides, fipronil, fipronix, bovitraz todos diluíveis em água e baixa toxidade, sendo que animais pequenos também podem ser tratados com eles, mas não se esqueçam, os produtos não podem ser utilizados em filhotes e fêmeas que estiverem em período de lactação.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook