Atualizado em: 28 junho 2010

Cachecol de Dedo – Como fazer, passo a passo.

Com o inverno o que mais queremos é ficar quientinhos o tempo todo!

publicidade:

O cachecol além de esquentar é hoje um acessório que nos deixa mais bonitas.

O que antes era passado de mãe para filha, hoje está disponível na internet, com várias dicas e técnicas.

Vocês já ouviram falar de Craft?

Quando você ver essa palavrinha na rede pode ter certeza que vai se deparar com peças e acessórios super caprichados feitos de tricô, crochê e costura, tudo à mão.

Confira a técnica de fazer tricô de dedo com um novelo azul mesclado.

Nas fotos, mostramos o passo a passo apenas com um fio para facilitar a visualização

1. Use a sua mão “esperta” para passar a linha e a outra como base. Comecei passando a linha por cima do dedo indicador da outra mão e fazendo zigue-zague nos outros.

2. Dê a volta por trás do mindinho e subindo pela frente continue o zigue-zague até chegar de novo no indicador.

3. Passe o fio por cima dos dedos e deixe-o pousado aí.

4. Agora você vai começar a fazer os pontos. Começando pelo indicador vá passando o aro de linha que está ao redor de cada um dos dedos por dentro do fio que estava pousado por cima deles. Termine no mindinho. Pronto, você já fez a primeira fileira de pontos!

5 e 6 . Agora você vai repetir o processo de deitar a linha por cima dos quatro dedos e passar a linha de cada um dos dedos por dentro dela, só que agora começando pelo mindinho e terminando no indicador. Pronto! Você tricotou a segunda fileira. O seu tricô irá surgindo na parte de trás dos seus dedos, veja um exemplo aqui. Achei que o ponto ficou meio desengonçado e aberto, mas o segredo é dar uma puxadinha para ele enrolar virando um tubo. Continue repetindo as estapas de 3 a 6 até chegar no comprimento que você quer.

7. Arremate: Ao terminar a última carreira, ao invés de deitar a linha sobre os dedos, você vai passar o aro do primeiro dedo por cima do aro do próximo dedo, puxando o aro do segundo dedo para fora.

8. Você começa arematando o primeiro por cima do segundo, depois o segundo por cima do terceiro e, por último, o terceiro por cima do quarto. No final, corte a linha e enfie por dentro do último aro e puxe até fechar.

Meu veredito final

O tricô de dedo é uma técnica bem legal, porém um fator primordial no visual da peça é o tipo de lã ou linha que você escolher usar.

Na minha opinião, fica bacana com um fio grosso ou então vários juntos.

E vocês, se empolgam com esta técnica? Acham que melhor mesmo é o tricô tradicional com agulhas? O que mais, além de cachecóis, vocês fariam usando o tricô de dedo?

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook