Atualizado em: 10 junho 2010

Buraco Guatemala

Vários geólogos de todo mundo ainda não conseguiram dar uma explicação científica correta sobre este enorme buraco, que foi formado sem explicações nem motivos.

publicidade:

O mundo inteiro ficou embasbacado com o buraco na Guatemala, da noite para o dia um buraco, perfeitamente redondo e muito fundo.

Onde foi parar todo o material que estava dentro do buraco?

A maior parte do material foi dissolvido por erosão e levado para o fundo do buraco muito antes do colapso final deixando o buraco aberto. Quando o orifício é aberto, o material da superfície simplesmente cai para o fundo.

Por que o buraco é tão redondo?

Buracos ocorrem frequentemente quando a dissolução da rocha resulta em uma depressão da superfície que recolhe a água.

Enquanto a depressão reúne mais água, a água vaza para baixo e corrói ainda mais a rocha, catalisando a sua dissolução ainda mais. Finalmente, faz um buraco circular vertical em linha reta através da rocha.

Muitas especulações e nenhuma explicação real ainda.

Explicação Científica

Existe uma explicação científica que pode ser a real chamado Dolina que é uma depressão no solo característica de relevos cáusticos, formada pela dissolução química de rochas calcárias abaixo da superfície.

Geralmente possuem formato aproximadamente circular e são mais largas que profundas. Podem ser inundadas por lagoas ou secas e cheias de sedimentos, solo ou vegetação.

Dolina quer dizer “pequeno vale”.

Dolinas podem ser formadas em áreas urbanas, causadas por vazamentos em sistemas de distribuição de água ou coleta de esgotos ou por falhas na drenagem de águas de chuva.

Esses eventos podem ocasionar erosão subterrânea e levar ao desmoronamento de ruas e calçadas. Em casos mais graves, as fundações de edifícios podem ser prejudicadas, levando ao seu abandono.

Formações semelhantes também podem ser ocasionadas pelo desmoronamento de túneis, tubulações de água e esgotos ou minas abandonadas.

Esta talvez seja a explicação mais certa para o Buraco Guatemala.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook