Atualizado em: 28 janeiro 2011

Aterramento Elétrico – Como fazer

Aterramento é quando tem um fio ou uma barra de cobre que estão enterrados para que possa passar uma corrente elétrica pelo solo. Por isso o nome “aterramento”, pois está ligado à terra. O fio que faz a ligação com a terra chama-se “fio terra”.

publicidade:

Todas as tomadas precisam ter seu próprio fio terra, obrigatoriamente. Normalmente já vem com ele instalado, seja no cabo ou seja separado. É preciso utilizar uma tomada com trêsou dois pólos onde será ligado o cabo do aparelho. O fio terra do aparelho é verde ou verde e amarelo e normalmente fica no fundo do equipamento e deve ser ligado ao fio terra da rede. O fio neutro sempre é azul e o fio fase pode ser branco, vermelho ou marrom.

Alguns aparelhos não possuem fio terra porque não precisam, pois são construídos de um modo em que a corrente não cause risco a uma pessoa. Alguns aparelhos elétricos não precisam de fio terra, Eles são construídos de tal forma que a corrente “fugitiva” não cause risco às pessoas.

Em caso de dúvidas, procure consultar o manual do aparelho. Não mexe sem conhecer o que está mexendo. Manusear em algo aonde tem corrente elétrica é perigosíssimo, por isso, tome cuidado.

Para aprender de modo detalhado como fazer um aterramento elétrico, acesse:

http://py2mok.tripod.com/arquivos-pdf-py2mok-leo/aterramento1.pdf

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook