Atualizado em: 24 fevereiro 2011

Apple não revela sucessor de Steve Jobs

O jovem Steve Jobs

Quem vai suceder o co-fundador da Apple, Steve Jobs, ainda é um segredo que a empresa de informática mantém bem guardado, após um voto favorável a este respeito na última reunião de acionistas.

publicidade:

O pedido para a Apple revelar um sucessor veio a partir de uma exigência dos próprios acionistas, mas a maioria, no final foi contra. Jobs não apareceu para a reunião, pois está de licença sem data de retorno por motivos de saúde. Não foi revelado qual seria o problema que ele tem, mas no passado, sobreviveu a um câncer de pâncreas e posteriormente recebeu transplante de fígado.

Nas fotos recentes de um tabloide dos EUA, vemos um Steve Jobs com aspecto esquelético, mas ainda não se retirou completamente da vida pública, tendo participado há poucos dias de um jantar com o presidente Barack Obama.

Por outro lado, a Apple não revela nada sobre o estado atual de Jobs, ou como, quando e quem irá substituí-lo se necessário. Este mistério tem causado desconforto entre investidores, visto que o sucesso econômico da empresa está intimamente ligado ao nome de seu fundador.

Jobs, que está completando 56 anos, foi o idealizador do leitor de música iPod, do iPhone e do iPad. Todos eles são enorme sucesso de vendas e tem gerado milhões em lucros, que por sua vez empurraram as ações da até o estratosférico valor de 316 bilhões de dólares, fazendo da Apple a segunda empresa mais valiosa dos EUA, logo após a ExxonMobil.

Alguns investidores temem, porém, pelo futuro da empresa se Jobs não retornar. Um fundo de pensões dos EUA exigiu clareza sobre os planos para sua sucessão. A Apple diz que existe um plano, mas não revela detalhes, alegando que beneficiaria a concorrência.

O favorito para suceder Jobs, é o atual gerente de negócios da empresa, Tim Cook. Foi ele que presidiu a assembleia geral neste ano. No entanto, o fundador da Apple não deu a ele plena liberdade, intervindo quando se trata de tomar decisões estratégicas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook