Atualizado em: 21 fevereiro 2011

Ametista do Sul

É impressionante a quantidade de municípios com tanta riqueza e tanta beleza que nosso país possui. E muita gente não tem o conhecimento da existência desses lugares e acabam optando por viajar para o exterior e deixa de conhecer as ricas belezas e cultura de diversos municípios brasileiros.
Um desses ricos municípios brasileiros, está Ametista do Sul, que faz parte do estado do Rio Grande do Sul, sendo conhecido mundialmente como a capital da pedra ametista. O município se originou na década de 40 somente, pois é uma região de difícil acesso por causa da sua superfície totalmente irregular e por ser na época coberto por uma mata fechada. Esse município servia de refúgio para os assaltantes e criminosos da região, que aproveitavam o difícil acesso e se escondiam da polícia.
Conforme foram descobrindo as terras de Ametista, também foram descobertas diversas pedras preciosas e com elas começaram a chegar também os garinpeiros.  Em 1992, o nome da cidade ficou como Arcanjo São Gabriel,que veio com a tradição religiosa dos italianos que habitavam o lugar. Ainda nos anos 90, um movimento emancipacionista tornou esta vila em município, criando o município de Ametista do Sul no dia 20 de março. Por isso, todo dia 20 de março é comemorado o aniversário da cidade, tendo diversas atrações e junto com elas uma linda exposição de pedras que acontece a cada dois anos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook