Atualizado em: 27 julho 2011

Programas de TV Infantil

Confira aqui as principais atrações da TV Aberta atual voltada para o público infantil e saiba quais as melhores programações para essa faixa etária.
CocoricóÉ fato que em outros tempos a TV Aberta no Brasil possui uma programação voltada para o público infantil mais consolidada e muito mais variada do que nos dias de hoje. Atualmente a maior parte das emissoras disponibilizadas na TV aberta nacional não possuem a menor preocupação com o público infantil, levando em conta o escasso número de programas voltados para este tipo de público em suas programações diárias. Uma das emissoras mais preocupadas com esse tipo de programação nos dias atuais é a TV Cultura, que disponibiliza diversos trabalhos voltados para o público infantil, tais como “Vila Sésamo”, “Castelo Rá-Tim-Bum”, “X-Tudo” e “Cocoricó”.

Podemos destacar também a Rede Globo e a SBT, que também possuem em sua grade diária espaços definidos para a programação voltada para esta faixa de idade. Em contramão, emissoras tais como Bandeirantes e Rede TV! apresentam pouquíssimas sessões de desenhos animados, mas bem inexpressivas, se comparada com as emissoras anteriormente citadas. Mas o pior caso que vemos é o da TV Record, que hoje não possui absolutamente nada em sua TV Globinhoprogramação voltada para o público infantil, a não ser algumas programações nos fins de semana, que não são definidos. Podemos considerar isso como uma situação lamentável, tendo em vista que estes serão nossos futuros telespectadores.

A maior parte da programação infantil televisionada atualmente no Brasil está na TV Fechada, onde podemos encontrar canais com programação totalmente voltada para o público infantil, tais como a Discovery Kids, Cartoon Networks, TV Rá-Tim-Bum, Disney Channel, Nickelodeon, Nick Jr. e Disney XD. Pesquisas apontam quais são os canais mais assistidos pelo público infantil em território nacional, a lista é a seguinte:

  1. Discovery Kids
  2. Cartoon Networks
  3. Globo
  4. Disney Channel
  5. SBT
  6. Cultura
  7. Nickelodeon
  8. Disney HD
  9. TV Rá-Tim-Bum
  10. Record

Podemos, portanto, inferir desta pesquisa a lamentável situação da TV Aberta brasileira no que se refere à programação voltada para o público infantil. A pesquisa ainda aponta que os programas e desenhos prediletos das crianças são: Cocoricó, Castelo Rá-Tim-Bum, Casa do Mickey Mouse, Angelina Bailarina, Backyardigans, Bem 10, Scooby Doo e Pica Pau. Além da pouca programação voltada para o público infantil, ainda contamos com a falta de programas de cunho educativo na TV aberta, fora o fato de que a violência é um outro tópico muito discutido na programação voltada para este público. Abaixo disponibilizamos uma lista com as principais atrações da TV Aberta atual voltada para o público infantil de acordo com as emissoras:

  • Cultura – Baú de Histórias, Castel Rá-Tim-Bum, Cocoricó, Ilha Rá-Tim-Bum, Mundo da Lua, X-Tudo e Vila Sésamo.
  • SBT – Chaves, Chapolin, As Visões da Raven, Bom Dia & Cia, Carrossel Animado.
  • Globo – TV Globinho, Aventuras do Didi, Hannah Montana.

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook