Atualizado em: 14 fevereiro 2011

Como Escolher a Profissão Certa

É comum encontrarmo-nos, na vida, em muitos momentos de impasse. Escolher a carreira é uma das mais conflitantes, senão uma das mais importantes. Como saber o que fazer sem saber de todas as opções? Como ter certeza da escolha se mudamos conforme as experiências e amadurecimentos diversos? Como juntar, simultaneamente, o que minha família quer com o que eu quero?

publicidade:

Uma das primeiras coisas a se fazer é certificar-se de suas opções. Mesmo daquelas que, primeiramente, parecem longínquas demais. Observe as que parecem impossíveis e decida, embasado em critérios realistas, se estas opções são realmente descartáveis. Em seguida, liste as que mais te interessam e compare com o mercado de trabalho. Repare quais se adéquam melhor às condições atuais do Brasil e do restante do globo, visando sempre confundir o gosto pessoal com segurança financeira.

Outra ótima opção é procurar um profissional da área para realizar testes de vocação. Embora estes testes não sejam totalmente certos, é possível possuir uma perspectiva aprimorada de suas habilidades e vontades, além da possibilidade de comparação com testes realizados com amigos e/ou familiares. Certifique-se de fazer um teste sério, com profissionais sérios. A Internet é maravilhosa, repleta de informações exclusivas e inimagináveis, mas cuidado com os testes digitais: eles podem estar incompletos e uma decisão de vida pode ser tomada inapropriadamente.

Leonardo Telles Bigio

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook