Modificado em: 1 abril 2010

Plano de Aula Educação Infantil

Todos sabem que não é nada fácil segurar crianças paradas enquanto se ensina algo para elas. Esta é a maior dificuldade de professores no que diz respeito ao planejamento e ao desenvolvimento de suas aulas. Conseguir ao mesmo tempo ensinar e prender a atenção das crianças enquanto leciona sobre determinado assunto não é das tarefas mais fáceis, por isso cada vez mais os docentes procuram um plano de aula que consiga viabilizar o aprendizado e a capacidade de atenção das crianças.

Sem contar que nesses períodos de idade, tão importante quanto capacitar a criança no que diz respeito à sua concentração é também desenvolver modos que façam com que a criança adquira também coordenação motora e equilíbrio.

Nessa fase também é necessário que a criança ganhe uma noção sobre quantidade, no sentido de ensiná-la a contar até cinco, por exemplo.

Outra coisa que é importante explorar na criança é a sua criatividade. A forma mais fácil e agradável para fazer isto é por meio de desenhos. Pode-se pedir que a criança faça uma ilustração de alguma história que a professora tenha acabado de contar.

A melhor maneira de se conseguir uma boa aula para crianças do ensino infantil é utilizando um bom plano de aula, que deverá conter:

Conteúdo:

Neste tópico o professor expressar o que irá desenvolver na atividade proposta a seguir. Por exemplo, se o docente irá contar a história e após pedir um desenho sobre ela, colocará neste tópico “Leitura e Ilustração”.

Atividade:

Aqui ele colocará como irá administrar o conteúdo que dará. Voltando ao exemplo poderá colocar: “Leitura da história infantil tal, seguida do pedido para que cada criança faça uma ilustração desta mesma história”.

Objetivo:

Nesta etapa o professor colocará o que pretende estimular na criança por intermédio de tal atividade. Em nosso exemplo: “Pretendo com tal atividade estimular a capacidade de concentra-se em algo da criança, a partir do momento que ela terá que parar para ouvir a história. Após isso a ilustração servirá para incitar a criatividade da criança”.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook