Atualizado em: 3 outubro 2013

Histórias para contar para as crianças antes de dormir

Saiba que uma história fictícia envolvendo um personagem pode ajudar a criança a pensar em situações em que ela esteja vivendo.
Você Sabia?
Que na Antiguidade surge a escrita, posteriormente ao texto e ao livro. A escrita consiste de código capaz de transmitir e conservar noções abstratas ou valores.
download (2)

Contar Histórias é dar ferramentas para as crianças vencerem os medos

Sem dúvida alguma os pais são personagens principais e fundamentais na introdução e promoção dos hábitos de ler dos filhos desde a sua infância. E com isto contar as histórias relatadas nos livros infantis poderão servir para os pais como uma importante forma de interação existente dos pequenos.

Os livros infantis tem em sua maioria um maior índice por gênero de leitura relativo a uma faixa etária, e com isto de acordo com estudos recentemente divulgados as crianças de 5 a 10 anos ouvidas na pesquisa poderão ler os livros infantis.

publicidade:

Os Pais são muito Importantes

Os pais são fundamentais para o desenvolvimento dos filhos como leitores, e quando os pais contam histórias antes de dormir para as crianças é um momento de interação, este que passa segurança e confiança para as crianças, criando uma série de situações de amorosidade desenvolvendo uma memória afetiva considerada muito boa. A criança aos poucos vai resgatar todo este sentimento de conforto e amorosidade que teve com os pais assim que for estudar os livros da escola também.

Os livros ajudam muito na auto estima e na confiança, e a participação dos pais no ato de contar as histórias acabam por reforçar este sentimento. Os pais mais do que nunca deverão estimular toda a criatividade da criança na hora de contar uma história. Com isto a criança deverá ter conflitos e precisa aprendera ter uma proteção emocional neste sentido.

Crie sempre um Ambiente Favorável 

Os pais deverão sempre criar um ambiente interessante, agradável e acolhedor, isto poderá acontecer na sala de casa, na cama na hora de dormir, no carro, na hora de levantar e também de levar a criança para a escola. Isto tudo é mais um ambiente emocional do que físico, e ás vezes os pais levam os filhos para a escola e não aproveitam este tempo para criar um diálogo.

Procure sempre envolver a criança na leitura, cada um dos pais devem criar uma forma própria para contar as histórias, e alguns são mais expansivos e aproveitam os livros que trazem maiores diálogos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook