Atualizado em: 13 agosto 2010

Festa do Tomate 2010 – 2011

A Festa do Tomate 2010 aconteceu do dia 02 a 06 de junho de 2010 na cidade de Paty do Alferes.

publicidade:

Para a cidade de Paty do Alferes, no Rio de Janeiro, tomate é motivo de comemoração.

Paty do Alferes era um lugarejo e foi emancipada em1987.

Tornou-se um dos berços da ocupação do interior do estado do Rio de Janeiro e é citada em antigos e importantes relatos dos grandes estudiosos de história do Brasil como Antonil, Pizarro, Charles Ribeyrolles, Saint- Hilaire, Taunay, José Matoso Maia Forte e Alberto Lamego, demonstrando a relevância da história do município na colonização da Região do Vale do Ciclo do Café.

Paty do Alferes mantém uma grande produção agrícola com o tomate, de onde vem seu título de maior produtor do Estado e 3º do Brasil.

A consagração desta produção rural ocorre anualmente no feriado de Corpus Cristi, com a realização da Festa do Tomate onde comparecem em média 40 mil pessoas por dia.

São 6 dias de evento abrilhantado com shows, para grande público, do primeiro escalão da música nacional onde já esteve presente Sérgio Reis, Sandy & Junior e Daniel, colocando a Festa do Tomate em nível idêntico as maiores festas do país.

A deste ano não foi diferente, com muitas atrações e diversões como competições de montaria, comidas feitas com o fruto e shows de Trazendo a Arca, PG, Victor & Leo, Calcinha Preta, Gustavo Lins, Capital Inicial, Grupo Bangalafumenga e João Bosco & Vinícius.

E claro no final com direito a banho de tomate, brincadeira tradicional em todas as festas do tomate.

Este ano trouxe novidades com a arena de rodeio, que funcionou de quinta-feira a domingo, a partir das 21h.

Outro destaque foi o Concurso de Culinária, que ocorreu na quinta, às 14h, tendo, é claro, tomate entre os ingredientes principais.

No dia seguinte, um júri elegeu a Rainha da Festa do Tomate.

Durante o dia, também houve concurso de Qualidade do Tomate e Gado Leiteiro, meia maratona, parque de diversões e exposição agropecuária com venda de produtos e artesanato regional.

A programação não poderia ter  sido melhor e mais animada.

Se você não conseguiu ir este ano, prepare-se que em 2011 tem muito mais!

Ah! E além de ser uma festa divertida ainda os ingressos eram a preços populares e no primeiro dia você entrava com um quilo de alimento não perecível.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook