Atualizado em: 21 maio 2013

Fanfic – Fanfiction

Fique ligado e conheça muitas histórias no portal do Fanfics que é um dos maiores portais de anime do País e certamente vai despertar sua imaginação. Veja como Acessar!
Você Sabia?
O site é dividido em categorias como Anime / Manga, livros, jogos, quadrinhos, filmes, peças / musicais, programas de TV e muitos outros.

Como sabemos, séries, programas, filmes, quadrinhos e desenhos como um todo sempre levaram consigo uma verdadeira legião de fãs. Para isso, existem até sites especializados em reunir os mais ávidos fãs para discutir as séries para todo e qualquer conteúdo existe uma legião de fãs.

Para esses fãs existem um nome, é o Fan Fiction. Nele, os fãs se deixam levar pela sua imaginação e criam contos, romances, vídeos, e todo o tipo de material complementar para as séries, livros, animes, quadrinhos e muito mais.

publicidade:

Hoje, o maior site desse segmento é o FanFiction, também conhecido como FF.Net ou FFN. Nesse site, os fas postam arquivos  sobre todo esse universo de ficção.

Atualmente, o FanFiction.net se tornou o site de ficção mais popular em todo o mundo. Tem cerca de 2,2 milhões de usuários e histórias hospedadas em mais de 30 idiomas.

Uma coisa bastante interessante nesse site é a categoria Crossover. Os usuários que possuem um cadastro, podem apresentar as suas fan fiction. Para isso é necessário manter um perfil de usuário ativo, revisar outras histórias, pedir uma posição do leitor beta, entre em contato entre si através de mensagens de e-mail ou privadas, e manter uma lista de histórias e autores favoritos.

É importante lembrar que o site está todo em inglês, mas a sua navegação é bem simples. Então se você curte esse tipo de material, não deixe de acessar o Fanfiction.net.

Veja abaixo um exemplo de vídeo de Fanfiction.

Abaixo, confira as modalidades mais comuns de FanFiction.

Doujinshi

Fanficção japonesa, baseada nos mangás, escritos e desenhados por fãs destas séries, como se fosse uma fanzine de um mangá. O termo deriva de Doujin ou grupo literário, que era a forma tradicional de produção, e Shi, que significa revista ou distribuição. Alguns podem considerar trabalhos de aficcionados (fanwork), para muitos são simplesmente publicações de mangá de pequena tiragem.

Normalmente, o termo usualmente se refere a mangás/fanzines de artistas não profissionalizados, podendo conter tanto histórias originais quanto baseadas em um mangá ou um anime da moda, bem popular. Entretanto, escritores de fanfics que se dedicam em criar histórias inspiradas em animes e mangás classificam seus trabalhos como doujinshi, mesmo quando é apenas texto e não possui ilustrações.

O termo Doujinshi Circle é utilizado para designar um grupo de artistas que trabalham juntos na criação de uma obra. A Clamp começou sua carreira como um Doujinshin Circle, contando com 11 integrantes no começo.

Mary Sue

Alguns tipos de fanficções são chamadas pelo estilo Mary Sue, um formato mais “açucarado” em forma de conto, romance ou novela, melodramática e apelativa. O nome do estilo é uma homenagem à Tenente Mary Sue, uma personagem de fanfics de Jornada das Estrelas dos anos 80 que definiu o arquétipo da personagem perfeita altamente idealizada.

Também são chamados Mary Sue (ou Gary Stu, na versão masculina) as fanfictions onde o personagem principal é praticamente onipresente, sendo completamente inatingível.

Cross Over

Fanfics onde se misturam universos (fandoms) diferentes. Ex.: Naruto/Bleach, Crepúsculo/Harry Potter.

Darkfic

Fanfic abundante em cenas depressivas, atmosferas sombrias e situações angustiantes. É o contrário das fanfics definidas pelo termo “waffy”.

Deathfic

Onde os personagens principais morrem.

Drabble

É uma fanfic que contém 100 palavras, porém, algumas pessoas consideram Drabble, qualquer história com menos de 1000 palavras.

Double Drabble

É uma fanfic com no máximo 200 palavras.

Slash

Fanfic cujo tema principal concentra-se na relação (amorosa, de amizade etc) entre dois personagens centrais. “Slash” é a palavra em inglês para “barra”. Ex: Sirius Black/Remus Lupin, Edward Cullen/Emmett Cullen, Sasuke Uchiha/Naruto Uzumaki. A grande maioria atualmente interpreta o termo como sinalização de relacionamentos homossexuais masculinos.

Femslash

Fanfic com relacionamento homossexual feminino. Ex: Hermione Granger/Gina Weasley ou Sakura Haruno/Ino Yamanaka.

Fanon

Indica a presença de idéias já propagadas em outras fanfics e que se tornaram tão populares quanto a obra original.

Lemon

Fanfic com cenas de sexo entre Homens (detalhada).

Lime

cenas de sexo apenas sugeridas (hetero, yaoi, yuri).

OC

“Original Character”. É quando a fic possui algum personagem criado pelo autor da fanfic.

OOC

“Out of Character”. Quando o personagem age de forma diferente do habitual.

Orange

Fanfic com cenas de sexo entre mulheres (detalhada).

PWP

“Plot? What plot?” Significa: Enredo? Que enredo? Esse tipo de fic não tem muito enredo, dando prioridade ao sexo.

Saga

são fics com muitos capítulos, geralmente mais de 20/25.

Self Inserction

quando o ficwriter (escritor) participa da trama, interagindo com os personagens.

Yaoi

Fanfic com romance entre dois homens, sem cenas de sexo.

Yuri

Fanfic com romance entre duas mulheres, sem cenas de sexo.

Shonen-ai

Fanfic sobre relacionamentos entre homens, geralmente platônico.

Shoujo-ai

Fanfic sobre relacionamentos entre mulheres, geralmente platônico.

Bondage

Quando ocorre na fic imobilização de um dos parceiros para satisfação sexual.

Dark Lemon/Orange

Fics com cenas de sexo com relação homossexual, Sendo Lemon relação entre homens e Orange relação entre mulhers, com violência explícita. Geralmente estupro.

Fetichismo

Atração por peças de roupas, objetos ou determinadas partes do corpo.

Fluffy

Fanfic extremamente açucarada. Chega a ser mais do que um romance, onde os personagems são carinhosos.

MPREG

Male Pregnant. Fanfic onde personagens do sexo masculino tem a capacidade de engravidar.

NCS

Non Consensual Sex. Quando ocorre uma relação sexual sem o consentimento total de um dos parceiros. Não significa que seja estupro.

POV

Point of View. É quando a fic é narrada em primeira pessoa. Ponto de vista do personagem principal. Quem narra é algum participante da história.

SAP

Sweet as possible. Significa: tão doce quanto possível. Fanfic açucarada, mas sem excesso.

Side Storie

Fanfic curta que explica um fato ocorrido numa outra fic. Um tipo de “bônus”. Um capítulo que não se encaixa no meio da história original. Geralmente é de um capítulo apenas.

SM

Fanfic com cenas de sadomasoquismo.

Threesome

Fanfic com cenas de sexo entre três pessoas.

TWT

Time? What time? Fora da linha temporal. Não tem tempo cronológico. O personagem conta do passado e volta para o futuro, assim sucessivamente.

Voyeurism

Quando se observa alguém com o objetivo de obter satisfação sexual.

What If

O que aconteceria se a história tomasse um rumo diferente. (Ex: Harry Potter voltar ao passado para salvar o mundo bruxo; Sasuke Uchiha descobrir que seu irmão é inocente antes de matá-lo; Edward deixa a Bella ser transformada por James etc.)

Shotacon

Fanfic com romance entre um homem/mulher mais velho com um homem mais novo. (Ex: Severo Snape e Draco Malfoy, Orochimaru e Sasuke.)

Lolicon

Fanfic com romance entre uma mulher mais nova e uma mulher/homem mais velho(a) – O termo deriva da estória “Lolita”. (Ex: há fanfics no site Floreios & Borrões (HarryPotterFanfics)que Hermione tem relações amorosas com Severus Snape. Sendo NC ou não.)

Hentaiou Restrita

Fanfic com cenas de sexo (explicitamente).

Citrus

Fanfic de romance adulto, pode ou não conter cenas de sexo.

Canon

Segue o “Cânone”. Refere-se a fanfics que sigam fielmente a história, principalmente em termos de shippers (casais) e caracterização de personagens.

Oneshot

Fanfic que contém somente um capítulo (one-shot: um-tiro (por ser uma leitura rápida)), seja ele curto e postado de uma só vez ou longo e postado em partes.

Songfic

Quando a fanfic segue acompanhada da letra (e/ou tradução) da música, escolhida pela autora, como trilha sonora. Geralmente seu gênero é drama e são Oneshots ou Shorts)

U.A. (Universo Alternativo)

Quando a fanfic se passa num mundo diferente do criado pelo(a) autor(a) original da série, mas utilizando os personagens já existentes na história, na maioria das vezes buscando não alterar as características físicas e psicológicas das personagens.

Longfic

Quando a história tem capitulos longo e geralmente a história tem muitas voltas.

R.A. (Realidade Alternativa)

Quando a fanfiction se passa com os mesmos personagens e locais dos criados pelo(a)autor(a) original, porém, um dos fatos mudam. (Ex.: Sirius e Harry lutam lado a lado na batalha contra Voldemort pela busca das Horcruxes.)

Fonte: Wikipedia

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook