Atualizado em: 28 julho 2010

Chapada dos Veadeiros – Fotos

Chapada dos Veadeiros é a região de cerrado de altitude do estado brasileiro de Goiás. Abrangendo vários municípios, dentre eles, São João d’Aliança, Alto Paraíso, Colinas do Sul e Cavalcante, sua altitude ultrapassa 1700 m.

publicidade:

A Chapada dos Veadeiros abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, considerado patrimônio natural mundial, porém toda a região é protegida por Lei (APA de Pouso Alto).

A área é conhecida por sua beleza natural.

Parque Nacional

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros localiza-se na Chapada dos Veadeiros, região nordeste do Estado de Goiás, no Brasil.

Está compreendido dentro de uma área de cerrado de altitude que abrange vários municípios, dentre eles, São João d’Aliança, Alto Paraíso, Colinas do Sul e Cavalcante.

O parque foi criado, em 1961, pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, com o nome de Parque Nacional do Tocantins.

Foi reconhecido como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO em Dezembro de 2001.

Entre as espécies da fauna que habitam o parque, cerca de cinqüenta são classificadas como raras, endêmicas ou sob risco de extinção na área.

No tocante à flora, já foram identificadas 1.476 espécies de plantas no parque, das 6.429 que existem no bioma Cerrado.

Com relação às aves, das 312 espécies destacam-se a ema, o urubu-rei, e o gavião.

O acesso ao parque localiza-se junto ao Povoado de São Jorge, no município de Alto Paraíso de Goiás, distando 36 km da cidade de Alto Paraíso, em estrada parcialmente asfaltada.

Esse acesso é permitido apenas com o acompanhamento de guias credenciados, permitindo-se a visita aos seguintes atrativos.

Alto Paraíso

Alto Paraíso de Goiás é um município brasileiro localizado no Nordeste do Estado de Goiás, pertencendo à Chapada dos Veadeiros e, desde 2001, à Área de Proteção Ambiental – APA de Pouso Alto. Localiza-se a 230 km de Brasília-DF e a 412 km de Goiânia-GO.

A sua altitude é de aproximadamente 1.186 metros, localizando-se no município o ponto mais alto do Planalto Central, com aproximadamente 1.700 metros de altura.

Sua população estimada em 2008 é de 6.913 habitantes.

Você que curte verde e muita cachoeira tem que conhecer a Chapada dos Veadeiros.

Muitas empresas de turismo fazem pacotes maravilhosos para esta região.

Nas suas próximas férias não deixe de conhecer porque você ficará maravilhado!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook