Atualizado em: 28 julho 2010

Caldas Novas – Fotos

Caldas Novas é a maior estância hidrotermal do mundo e também o maior pólo turístico do Estado de Goiás, com cerca de 1 milhão de visitantes por ano.

publicidade:

Famosa pelas águas naturalmente aquecidas, que podem chegar até a 58ºC, e que também tem efeitos medicinais contra o stress e o reumatismo, os mananciais de Caldas Novas curam, rejuvenescem e divertem ao mesmo tempo.

A descoberta das águas quentes aconteceu no final do século XVIII, mas a primeira “casa de banho” de Caldas Novas surgiu apenas em 1910.

Ela foi construída pelo major Victor de Ozeda Ala para seus familiares e amigos, e funcionava onde hoje é o Balneário Municipal.

As instalações eram de madeira e tinha apenas duas banheiras.

O sucesso foi tanto que o número de convidados só aumentava.

Dez anos mais tarde, em 1920, os herdeiros do major Victor e o médico Ciro Palmerston construíram em sociedade o primeiro balneário público, com duas banheiras esmaltadas e três cimentadas.

Mas o primeiro grande empreendimento surgiu somente em 1964: a Estância Thermas do Rio Quente, que antes pertencia ao município de Caldas Novas.

Sua população estimada em 2008 era de 62.204 habitantes.

O município também é conhecido no mundo inteiro por ser a maior estância hidrotermal do mundo, possuindo águas que brotam do chão em temperaturas que variam de 20° a 60°.

A principal fonte de renda do município gira em torno do turismo.

Na alta temporada, a cidade chega a comportar mais de 500 mil turistas.

A estrutura da cidade conta com hotéis, pousadas, chalés, clubes, boates, bares, etc. Outra grande atração de Caldas Novas é o Ecoturismo, vez que a cidade encontra-se às margens do lago da represa de Corumbá e ao lado da Serra de Caldas.

A cidade oferece clube-hotéis, com atividades durante todo o dia.

Os atrativos são:

Lago de Corumbá – projetado e construído artificialmente, distante apenas 3 km do centro da cidade. O local é perfeito para a prática de esportes aquáticos, passeios de barco ou até mesmo a pesca.

Parque Estadual da Serra de Caldas – opção quem gosta de fazer trilhas pela mata.

Lagoa de Pirapitinga e o Jardim Japonês – abertos para visitação e também para caminhadas.

Paróquia de Nossa Senhora das Dores – construída em1850, a construção mais antiga da cidade, recebe muitos turistas.

Para quem gosta do agito noturno, a cidade dispõe de barzinhos localizados na Praça Central.

Caldas Novas é um local fascinante!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook