Brincadeira Estátua

Brincadeira Estátua

Conforme o tempo, a Brincadeira da Estátua vai criando novas maneiras de jogar.

Quem tem concentração, com certeza ganha o jogo. Para brincar de Estátua, não é necessário objetos- a não ser que a pessoa queira utilizar música. Ficar parado é o objetivo central do jogo. Será que você conseguiria ficar sem se mexer por bastante tempo?

Origem

Como muitas cantigas e brincadeiras, ela não tem uma origem certa, mas ao que se sabe, já era jogada desde o início do século XX. Provavelmente já vem de outros tempos. Há algumas variações da brincadeira, como a “Batata Frita 1, 2, 3″. Nesse jogo, a brincadeira é rápida.

Basta alguém ficar de costas e repetir a mesma frase que dá o nome da brincadeira. Outras crianças andam ou correm pelo lugar e param antes da outra criança terminar a frase que dá o mesmo nome da brincadeira. Quem se mexer, é eliminado.

Regras

Para jogar esse jogo, é necessário pelo menos três pessoas. Uma delas canta ou coloca alguma música para tocar, enquanto os outros dançam. Quando a pessoa parar de cantar ou desligar o aparelho de som, os outros devem parar também, na última posição em que ficaram.

Durante isso, a pessoa que estava com a música, se aproxima dos participantes, fazendo caretas ou qualquer movimento que eles possam se mexer. Quem se mexer, é eliminado por um tempo. Em algumas brincadeiras, não é utilizado a música, por exemplo, os participantes apenas correm ou andam pelo ambiente, até alguém gritar “estátua”.

Fotos Brincadeira da Estátua

Vídeo Brincadeira da Estátua

http://www.youtube.com/watch?v=297pS4ToY3A