Atualizado em: 30 maio 2012

Bolinha de Gude: Onde comprar, e como brincar nesse jogo

Lembra-se das famosas bolinhas de gude que por vezes causavam brigas entre os amiguinhos, pois então aprenda como brincar e se já sabe passe adiante.
Você Sabia?
Um jeito bacana de brincar com as bolinhas de gude e bastante desafiador é jogar com um amigo valendo, mas calma que isso não se trata de aposta, para ficar mais empolgante o perdedor perde as sua bolinhas para o vencedor e só as recupera através do jogo, do contrário compra outras e desafia novamente.
Bolas de Gude

Resgate a brincadeira com bolinhas de gude e transmita essa diversão às criança. (Foto: Divulgação)

Durante muito tempo jogar bolinha de gude fez parte da infância, principalmente, dos meninos, não que atualmente essa prática foi deixada de lado, porém nos grandes centros ver várias crianças agachadas ao chão batendo o dedo em um objeto redondo não é tão comum assim.

Mas importante mesmo é falarmos sobre a brincadeira que é divertida e saudável. Desde século XVII o jogo difundiu-se pelo mundo todo, historicamente as bolinhas de gudes estiveram entre a brincadeira preferida de muitos, até porque elas nunca custaram tão caro e era opção possível para todos.

publicidade:

Atualmente, por conta da evolução das coisas a crianças acabam por optar por outros tipos de jogos e brincadeiras, mas ver alguém jogar gude ainda é possível, principalmente nas cidades menores, nas comunidades mais carentes.

Como brincar

Biroca

  1. Faça quatro buracos (birocas);
  2. Chame de dois a quatro amigos
  3. Cada um irá jogar uma bolinha de gude em direção à primeira biroca e quem ficar conseguir deixá-la mais próxima começa jogando;
  4. Definido isso o primeiro jogador começa e deve colocar a sua bolinha dentro de cada buraco do circuito;
  5. Depois que todas estiverem nos buracos é preciso começar a matar as bolinhas dos adversários;
  6. É eliminado aquele que não tiver mais nenhuma bolinha de gude pelo circuito.

Triângulo

  1. Risque um triângulo na terra;
  2. Ponha as bolinhas dos jogadores no centro da figura geométrica;
  3. Cada um na sua vez deve tentar tirar as bolinhas do interior do triângulo;
  4. O jogo acaba quando não restam mais bolinhas e quem tiram a maior quantidade é o vencedor.

Passe adiante

Brincadeiras como essa não podem simplesmente desaparecer, os adultos devem motivar as crianças a brincarem com as coisas mais antigas. Eles fazem parte de outra geração e se ninguém apresentar a eles certas coisas fica impossível aprendê-las sozinhos.

Nos dias atuais os pequenos preferem ficar dentro de casa passando o tempo com o videogame e a internet e de forma individual, brincar na rua, conversar e se socializar com outras crianças é parte fundamental para um bom desenvolvimento.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook