Atualizado em: 20 julho 2011

Salário Mínimo 2012: Previsão do Valor

Existe um ditado popular que diz que o trabalho dignifica o homem. E, de fato, é verdade. Ter um trabalho é a certeza de que o indivíduo terá como se sustentar e ter condições, pelo menos dignas de sobrevivência. É bem verdade que a grande parcela dos brasileiros tem que sobreviver com base no salário mínimo – o que na verdade impede de serem feitos grandes planos, uma vez que malmente dá para se pagar as contas do mês.

publicidade:

É importante lembrar que o crescimento do salário não é igual ao crescimento de fatores como alimentação, moradia, luz, água e por ai vai.

Mas você sabe o que é o salário mínimo?

Em linhas gerais, perante a lei, o salário mínimo é o  valor mais baixo que empresas e empregadores em geral devem pagar legalmnte a seus funcionários pelo tempo e esforço gastos na produção de bens e serviços. Também é o menor valor pelo qual uma pessoa pode vender sua força de trabalho. O salário mínimo existe em quase todas as nações do mundo, o que não implica dizer que o valor pago seja o mesmo. O que sabemos que não é. Cada nação possui a sua legislação e ela é quem determina de quanto será esse valor.

Atualmente, o salário mínimo no Brasil está em R$545,00. Para o ano de 2012, a expectativa do governo é que o salário mínimo do brasileiro chegue ao valor de R$616,00 – valor esse que representa um aumento de 13%.

Segundo Dilma, Presidente do Brasil, esse aumento no salário mínimo representa um ganho real ao trabalhador.

“O principal é que agora temos uma lei que dá segurança e estabilidade para o trabalhador e para a trabalhadora que ganha um salário mínimo”, afirmou. Para Dilma, “é preciso garantir que o salário mínimo não perca o valor” e, além disso, deve aumentar o poder de compra do trabalhador. “O que nós queremos é continuar a valorização do salário mínimo para gerar riquezas e para fazer a roda da economia girar com vigor. Porque o salário mínimo tem impacto direto na vida das pessoas e na economia do País. Isso significa mais comida na mesa, uma vida melhor para muita gente, e mais dinheiro circulando” – Dilma.


Agora é esperar pra ver.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook