Atualizado em: 9 março 2011

Fator Previdenciário 2011

Fator Previdenciário 2011

O Fator Previdenciário criado em 1999 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, funcionava como redutor para as pessoas que se aposentassem mais cedo ou com menos idade, para alívio de muitos que estão próximo a sua aposentadoria e está vendo isso prestes a ter fim.

publicidade:

O Fator Previdenciário reduzia em 40% o benefício. Os deputados depois de longa análise resolveram aprovar o fim do Fator Previdenciário, e está faltando somente os senadores aprovarem.

Pelas novas regras mulheres que se aposentarem com 30 anos de contribuição e homens com 35 anos, vão receber pela média dos últimos 36 maiores salários, limitando é claro o teto máximo que é de R$ 3416,54.

Segundo o governo há uma distorção que trará boas discussões, como é aplicado no Fator Previdenciário um índice de acordo com a idade, a pessoa pode trabalhar contribuindo com o mínimo e quando faltassem 3 anos para a aposentadoria passaria a pagar o máximo tendo assim o direito de aposentar com um benefício maior.

O deputado Federal Fernando Coruja já cogitou a possibilidade de uma bonificação para as pessoas que adiarem suas aposentadorias, isso após alterações das regras de concessão dos benefícios.

Cabe aos aposentados a verificação junto aos órgãos competentes se cabe revisão de suas aposentadorias uma vez que foram prejudicados com o Fator Previdenciário.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook