Atualizado em: 16 maio 2013

Empréstimo consignado - Como funciona e quais os juros?

A pessoa até pode fazer mais de um empréstimo consignado, mas a soma dos dois empréstimos não pode ultrapassar 30% do salário da pessoa.
Você Sabia?
Que o cartão de crédito surgiu na década de 1920, nos Estados Unidos. Inicialmente, os cartões de créditos eram dados somente aos clientes mais fiéis.
Empréstimo consignado  1

No Brasil as primeiras cooperativas de crédito surgiram no início do século XX

O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo no qual as parcelas do contrato de empréstimo  são descontadas diretamente do salário da pessoa que fez o empréstimo, sendo que essa regra é prevista em lei, o que é um dos motivos  das taxas de juros serem bem menores.

Todas as pessoas que sejam aposentados ou pensionistas do INSS, assim como os funcionários públicos federais, estaduais, municipais, além dos militares aeronáutica,marinha ou exercito podem fazer o empréstimo consignado.

publicidade:

Sobre o Empréstimo Consignado

Realizar um empréstimo consignado é relativamente fácil, a pessoa deve escolher o banco ou financeira que oferece as menores taxas de juros e levar os documentos que são necessários para o contrato do empréstimo consignado, que são CPF, RG, Comprovante de Residência e Contra-Cheque ou comprovante de renda.

O Contra cheque ou comprovante de renda  são os mais importantes, pois o valor do empréstimo vai depender de qual é o salário da pessoa..

O empréstimo consignado dá maior segurança para quem o faz, pois ele tem como regra principal  que a taxa mensal do empréstimo não pode ultrapassar 30% do salário da pessoa que está solicitando o empréstimo.

A pessoa até pode fazer mais de um empréstimo consignado, mas a soma dos dois empréstimos  não pode ultrapassar 30% do salário da pessoa.

A taxa de juros do empréstimo consignado varia de banco para banco, ou de financeira para financeira, mas a taxa de juros costuma variar de 1,5% a 3,5% ao mês.

Informação

Além disso quem está com o nome no cadastro do SPC/SERASA  pode fazer o empréstimo consignado, pois este não faz consulta ao SPC/SERASA para conceder o empréstimo, sendo essa uma das principais razões das pessoas procurarem tanto este tipo de empréstimo, sendo que ele é descontado diretamente na folha de pagamento ou na pensão ou aposentadoria.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook