DIPJ 2012

Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica – DIPJ – é o tipo de declaração que as pessoas jurídicas devem apresentar anualmente dos gastos realizados do dia 01 de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior.

Exceções

Há algumas exceções para determinado tipo de pessoa jurídica, é o caso de optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte por estarem obrigadas à apresentação de Declaração específica do Simples Nacional; Há também as pessoas jurídicas inativas, por estarem obrigadas à apresentação da Declaração de Inatividade; e por fim, os órgãos públicos, as autarquias e as fundações públicas.

A pessoa jurídica deve prestar bastante atenção em relação a declaração, já que é lei. Toda pessoa jurídica deve apresentar os resultados, com apenas as exceções das pessoas acima.

Quem não apresentar

Todo ano há uma data estipulada para você apresentar o DIPJ. Para os que precisam apresentar e passou da data sem fazê-lo, então, está sujeito a uma multa com valores diferentes em cada caso. Portanto, não deixe de prestar atenção na data em que você precisa fazer a declaração.

Os valores podem ir de R$ 20,00 à R$ 500,00;

Para 2012

Para o ano de 2012 ainda não estipulado a data. O que se sabe é que segundo a Receita os prazos da legislação tributária são contínuos (sem qualquer interrupção em sábados, domingos ou feriados), excluindo-se na sua contagem o dia do início e incluindo-se o dia do vencimento. Os prazos só se iniciam ou vencem em dia de expediente normal no órgão em que corra o processo ou deva ser praticado o ato.

 É necessário esperar chegar mais próximo do final do ano, e certamente já estará tudo sendo divulgado, mas mesmo assim, caso haja o interesse, você pode estar tirando suas duvidas acessando o site da Receita Federal. Lá você encontrará todas as informações necessárias sobre a Declaração.

Acesse o link, clicando em Receita Federal