Atualizado em: 17 maio 2010

Dicas de economia pessoal

Hoje em dia as dificuldades financeiras estão em toda parte.

publicidade:

Na realidade precisamos além de um emprego estável, aprender a administrar as nossas finanças pessoais para não viver em sobressalto.

Uma ótima dica para começar é que para ganhar dinheiro primeiro você tem que aprender a não gastar. Na verdade não é assim tão radical mais você deve saber pra onde está indo seu dinheiro e só assim poderá então pensar em guardar.

Essa já é uma dica meio saturada sabemos disso, mais se VOCÊ não fizer isso jamais vai conseguir controlar suas finanças.

O velho e bom bloquinho de bolso é a maneira mais excepcional de se fazer isso, pois ele sempre estará perto de você no seu bolso, na bolsa e toda vez que fizer um gasto, é nesta hora que ele entra em ação e ai você anota tudo. Não tente achar que não precisa que vai lembrar depois, conversa fiada tem que anotar sim. E depois leve os dados do dia para uma planilha de Excel que você mesmo pode fazer. Há várias na internet de graça é só buscar no Google.

Em momentos de crise econômica como o nosso país está enfrentando o mais adequado é fazer uma reunião familiar, para elaborar um planejamento doméstico. Anotar todas as despesas e criar regras para consumo. Por exemplo: ir ao cinema, aproveitar os dias de promoção ou locar uma fita em uma vídeo-locadora para toda família assistir. Vai realizar uma compra, pechinche, não tenha vergonha de ir a várias lojas para pesquisar preços e tenha muita paciência na hora de comprar.

Quanto mais apertado for o orçamento familiar, maior a necessidade do planejamento de gastos. Evite desperdícios na conta de água, luz, telefone e alimentos. Seja um consumidor consciente.

O que estou adquirindo realmente é necessário, o custo-benefício deste produto vale a opção por esta compra. Peça descontos pesquise preços, procure produtos similares, controle pequenos gastos.

Você sabe que alguns gastos são prioritários, portanto fique de olho.

Em primeiro lugar é alimentação, segundo vestuário, terceiro a qualificação profissional e marketing pessoal. Investir em você.

As contas prioritárias são as de água, luz, telefone, gás, prestação ou aluguel da casa, prestação do automóvel, seguros e convênios médicos.

Aproveite a dicas para ficar de boa com seu DINHEIRO. Afinal não existe fórmula secreta de ficar RICO e é obvio que se existisse ninguém  daria essa informação de graça ou simplesmente escrever em livros para vender a 39,90 certo!? Então saiba que seu dinheiro é responsabilidade sua !

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook