Atualizado em: 2 junho 2011

Cálculo de Contribuições do INSS

Todas as informações e ajuda para que você possa calcular suas contribuições para o INSS. Breves explicações de como tudo funciona e como realizar o calculo.

Para tentar garantir uma boa vida mais pra frente ao parar de trabalhar, você pode começar a contribuir para o INSS, pois isso contribuirá para que você se aposente quando necessitar. Muitos benefícios você pode obter através da Previdência Social, só basta você ter conhecimento e procurar como você deverá realizar a contribuição.

publicidade:

Contribuições INSS

A Previdência Social serve como seguro para toda a população através da contribuição da mesma. A partir do momento que você começa a contribuir para a Previdência Social, você terá direito a benefícios que são oferecidos pela instituição através do INSS. Antes de qualquer coisa você necessita verificar aonde sua situação se enquadra nas categorias da contribuição. Todos podem contribuir, desde os trabalhadores autônomos, trabalhadores com carteira assinada (que estão filiados automaticamente com a Previdência Social, as empresas e órgãos públicos. Até mesmo quem presta serviços temporários podem contribuir para a Previdência Social, pagando como contribuinte individual.

Ainda existe uma categoria para quem não possui emprego ou que ainda não possui renda própria, como donas de casa, estudantes e pessoas desempregadas. Essas pessoas podem contribuir, pois se encaixam como contribuinte facultativo.

Como calcular?

Primeiramente, para que você tenha direito aos benefícios oferecidos pela Previdência Social, é necessário que você tenha se inscrito como segurado e que você não falte com as contribuições, mantendo-as em dia. Se você cumprir essas exigências, você com certeza será beneficiado.

Cada contribuição possui alíquotas que são diferentes para cada categoria. É importante que você verifique em que modalidade você se encaixa e calcule sua parte. Caso você não saiba calcular, aprenda aqui como realizar o cálculo. Primeiro, saiba contar o tempo de contribuição como segurado da Previdência Social. Isso pode ser realizado através do site da Previdência ou através do atalho Contagem de tempo de Contribuição. Para realizar o calculo, tenha em mãos o número do PIS, do Pasep ou do Cici (Cartão de Inscrição de Contribuinte Individual). Caso você não possua acesso a internet, você pode agendar uma visita na Central 135, eles pedirão os documentos necessários e calcularão para você.

Agora, para realizar o calculo das contribuições da sua empresa, acesse o link abaixo, selecione a opção desejada e realize o cálculo. Fácil, rápido e sem burocracias.

Cálculo Contribuições

Para mais informações, acesse: www.previdencia.gov.br

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook