Atualizado em: 2 junho 2011


Como fazer Cálculo de Aposentadoria

Saiba tudo sobre aposentadoria, os tipos e como são adquiridas. Além disso, saiba como calcular sua aposentadoria através do site da Previdência Social.

No decorrer da nossa vida, conforme trabalhamos garantimos certos direitos devido a muito tempo de trabalho ou por ter sofrido algum problema devido ter trabalhado por muito tempo também. O período em que ficamos recebendo, mas sem trabalhar é chamado de aposentadoria, que temos direito, sendo cada caso um caso. Entenda mais a seguir.

Aposentadoria

Uma pessoa ganha o direito de se aposentar e poder receber um salário fixo sem exercer mais o seu trabalho, ou continuando a exercer, fica a critério do aposentado. Existem três tipos de aposentadoria, por idade, por invalidez e por tempo de contribuição.

Aposentadoria por idade

Para ter direito a aposentadoria por idade é necessário ser trabalhador, no caso de homens acima de 65 anos e no caso de mulheres acima de 60 anos de idade. Isso depende também do tipo de trabalho, por exemplo, os trabalhadores rurais podem pedir aposentadoria cinco anos antes do normal. Ainda assim, os trabalhadores que estão escritos na Previdência Social desde o dia 25 de julho de 1991, precisam comprovar 180 contribuições mensais para que consigam se aposentar por idade.

Aposentadoria por invalidez

Essa aposentadoria é um benefício concedido a trabalhadores que foram impossibilitados de trabalhar pode doença ou acidente. Para receber esse benefício, através de exames a perícia irá investigar, podendo ou não considerar o cidadão incapacitado para exercer suas atividades ou outro meio que lhe garanta remuneração e sustento.

O trabalhador terá que ter adquirido a doença devido ao trabalho ou por agravamento devido ao trabalho. O trabalhador que já tiver doença ou lesão que poderia gerar o benefício não terá direito a aposentadoria.

Aposentadoria por tempo de contribuição

A aposentadoria por tempo de contribuição pode ser por tempo integral ou proporcional. No caso de aposentadoria integral, o homem terá que comprovar no mínimo 35 anos de contribuição e a mulher terá que comprovar 30 anos de contribuição. A aposentadoria proporcional surge da combinação de dois requisitos, a idade mínima e o tempo de contribuição.

Calculando a aposentadoria

É preciso ficar atento e fazer o calculo certo da sua aposentadoria, se você ainda não sabe como fazer, fique atento as nossas dicas.

Quando uma pessoa se aposenta por tempo de contribuição, no caso essa aposentadoria irá ser correspondente a 100% do salário- benefício, ou seja, quanto maior for a contribuição, maior será o valor do seu benefício. O salário do benefício é calculado pelo Fator Previdenciário. O Fator Previdenciário leva em consideração a idade, a expectativa de vida e o tempo de contribuição.  Quanto maior o tempo de contribuição, como citado acima, e quanto maior a idade, maior o salário de benefício.

Se você não sabe como calcular sua aposentadoria, acesse agora mesmo pelo site da Previdência Social e realize o seu cálculo. Você também pode realizar diversos tipos de consultas através do site.

 


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook