Atualizado em: 10 junho 2013

O que é Dieta Paleolítica

Aqui você vai ficar ligado e saber o que é a Dieta do Paleolitíco, com um estumo de alimentação bem antigo e conhecida no mundo por ser um estilo bem primitivo, de comer muita carne e claro, de ser um predador, comendo bem.
Você Sabia?
podemos citar que a dieta do paleolítico é rica em proteínas, bastante moderada em gordura, e ainda com uma baixa quantidade de carbohidratos, muito rica em fibras, com baixos conteúdos de sal e rica em antioxidantes.
Dieta Paleolítica

Até hoje a Dieta Paleolítica é usada com bases de cozimento e rico para alimentar as pessoas. (Reprodução)

As alimentações consideradas e conhecidas como a dieta do paleolítico é o que podemos chamar de uma alimentação que era realizada pelos humanos que viveram entre 40 000 e 10 000 anos antes de nossas eras.

Há mais de 10 mil anos a civilização começou a utilizar o fogo para cozinhar. E este fato modificou de forma muito radical a alimentação do homem, já que permitiu que ele começasse a utilizar alimentos cozidos.

publicidade:

Em que consiste?

A dieta do paleolítico nada mais é do que um regime alimentar utilizado pelos homens que se alimentavam antes da possibilidade de cozinhar os seus alimentos, e também antes de começarem a atuar com a agricultura.

Os antepassados comiam toda a carne existente de caça que conseguiam, desde insetos, ovos, raízes, folhas, frutos, sementes oleaginosas entre outros. Em várias regiões de grandes lagos e também em alguns lugares da África, os humanos se alimentavam de peixes e mariscos.

A dieta paleolítica é muito rica em fibras, com isto é possível se encontrar algumas raízes abundantes, além de boas quantidades de folhas, frutos e sementes.

Características da Dieta

Deve ser rica também em proteínas, como carnes, insetos, ovos, peixes. Além de uma grande qualidade de óleos polinsaturados que são essenciais como o ômega 3, existentes em peixes, como salmão, mariscos, entre outros animais.

A dieta é bastante rica em vitaminas, minerais e ainda antioxidantes, contando com uma grande quantidade destes compostos em folhas e frutos.
Além disso ela deverá contar com uma pequena quantidade de gordura saturada, já que a carne de caça e pobre de gordura saturada, além de não contar com hidratos de carbono, ou médio índice glicêmico.

Esta dieta é bastante polêmica e vários programas de televisão vem apresentando as possibilidades de realizar este tipo de dieta diariamente, se é benéfica ou não para a sua saúde.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook