Atualizado em: 30 abril 2013

Dieta Alimentar para combater o estresse

Como todos sabem com a correria do dia a dia costuma resultar em estresse, uma boa notícia é que alguns alimentos têm o poder de ajudar a combater o problema.
Você Sabia?
Que a Dieta da USP foi uma dieta que surgiu nos anos 90 e que até hoje faz sucesso com as mulheres que sonham em perder peso rapidamente.
Dieta-alimentar-antiestresse

Apostar nos alimentos certos é uma forma simples de combater o estresse

Toda a correria do dia a dia sempre resulta em estresse. Uma boa notícia é que diversos alimentos deverão ter o poder de ajudar a combater os problemas. Se você quiser saber quais são estes alimentos, veja a seguir algumas dicas, que certamente irão fazer toda a diferença na hora de se alimentar e aliviar seus momentos de maior estresse.

É importante levar em conta que algumas substâncias se forem consumidas em excesso são estressoras como por exemplo café preto, chás preto ou verde, chocolate, gorduras e frituras. Por este motivo procure se controlar.

publicidade:

Se alimentar de carboidratos complexos

Estes carboidratos complexos nada mais são do que alimentos que poderão melhor aumentar a produção de serotonina, esta que deverá estar ligada diretamente para o bem estar, por este motivo são muito mais relaxantes e contam com uma ação prolongada. A listagem de alternativas deverá integrar diversas massas integrais, cereais, legumes, macarrão integral, pão integral, inhame, batata doce, grão de bico, lentilha e ervilhas.

Os doces

Em situações consideradas agudas de estresse, é interessante se apostar em uma pequena quantidade de doces, pode ser um chocolate, apenas um, ou mesmo mel. E

stes açúcares deverão abrir os caminhos para o chamado triptofano, o que é um aminoácido que tem como objetivo penetrar no cérebro criando a serotonina. É importante porém ter cuidado para não se cometer grandes excessos e engordar. É importante ainda os diabéticos que deverão se precaver devido ao aumento de glicemia.

As fibras são fundamentais

O intestino tem como objetivo produzir mais de 90% da serotonina de todo o corpo. Procure aumentar o consumo de fibras para que possa melhorar a flora intestinal. É importante que se consuma cereais integrais, frutas com casca, e ainda verduras.

Uma dica interessante também é se alimentar de probióticos, como os chamados FOS que nada mais é do que uma fibra solúvel que é vendida em cápsulas. Além de lactobacilos, porém um profissional na área da saúde deverá indicar para que você saiba se precisa ou não deste tipo de alimento.Com estas dicas certamente você irá ter uma vida melhor além de diminuir seu estresse.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook