Atualizado em: 28 fevereiro 2013

Dieta Alcalina: O que é, como fazer e Benefícios

A dieta alcalina serve para todos que querem atingir um excelente nível de saúde, para aqueles que não se sentem bem comendo mal.
Você Sabia?
Que os seres humanos são animais onívoros que podem consumir tanto os produtos de origem animal como vegetal. Por sua natureza biológica, o homem pode comer o que quiser
vegetables

Dieta alcalina envolve comer alimentos que produzem um efeito alcalino no corpo humano

O que é

A dieta alcalina é uma dieta alternativa que tenta corrigir o PH do corpo. Ela se resume basicamente em enfatizar e dar prioridade para alimentos que possuem reações alcalinizantes no organismo.

Embora não há muitos estudos médicos que liguem a dieta alcalina à benefícios reais para a saúde, alguns especialistas afirmam que a dieta trata uma variedade de problemas digestivos ao câncer. Para obter melhores resultados, é indicado que o paciente procure um nutricionista ou profissional da área antes de mudar tão drasticamente os hábitos alimentares.

publicidade:

Mas porque a Dieta Alcalina

Os defensores desse tipo de dieta, a alcalina, apontam que alguns tipos de alimentos podem levar ao corpo a característica de acidez bastante elevada, acima do recomendado. Na dieta, portanto, os alimentos ácidos, como o açúcar, a cafeína, a carne, ou proteína animal, além de todos os alimentos que são processados e industrializados, devem se resumir ao máximo de 25 por cento da ingestão calórica diária total, enquanto os alimentos chamados alcalinizantes, as frutas, verduras e raízes, devem ocupar o restante da ingestão calórica diária.

Vantagens

Quando o corpo se torna ácido demais ele recorre à lixiviação de alguns minerais como cálcio, magnésio, sódio e potássio. Com isso, a saliva, os músculos, os ossos e os dentes podem se deteriorar mais facilmente, causando vários sintomas como cãibras musculares, contrações, deficiência de eletrólitos e fragilidade nos ossos. Com a dieta, a pessoa pode reverter todo os sintomas causados pela acidez. A dieta apoia também o aumento do consumo de alimentos saudáveis como legumes, tubérculos, frutas, nozes, sementes, grãos integrais, feijões, chá verde e proteínas mais magras, como o peixe e os ovos.

Desvantagens

Contra a dieta alcalina há algumas restrições. Segundo alguns estudiosos, a dieta promove muito rapidamente a exclusão de alguns alimentos saudáveis, como gorduras e óleos que podem fornecer ácidos graxos essenciais para manter a imunidade do corpo e tornar as células mais saudáveis. Feijões e leguminosas, que também são desestimulado durante a dieta alcalina, também possuem fito nutrientes úteis que podem estimular o sistema imunológico e diminuir o risco de câncer.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook