Atualizado em: 26 março 2013

Como fazer o controle de consumo de calorias diárias

Fique ligado como você pode controlar todo o consumo diario de calorias que você ingere, com um segredo pratico de calcular suas energias. Veja como fazer!
Você Sabia?
O Essencial é limitar o seu consumo de gordura em até 30% ou até menos de calorias consumidas durante o seu dia.
Controle Calorias diario 01

Aprenda como fazer o controle de consumo de calorias diárias e se livrar de pesos extras. (Reprodução)

É fácil encontrar as calorias no topo de qualquer rótulo alimentício e você já não consegue mais se livrar dessa mania de ficar contando cada delicia que você come, concorda? Afinal, o que são as famosas e temidas calorias?

A caloria é uma forma de medida que representa energia dos nutrientes contidos nos alimentos.

publicidade:

Como Controlar?

Usando termos mais claros, uma caloria é a quantidade de energia necessária para aumentar a temperatura de 1 litro de água em 1 grau Celsius. Esse motivo que, na nutrição é chamado de quilocaloria. Isso também explica a abreviação de Kcal, sempre vista nos alimentos e também nas receitas.

Carboidratos, proteínas, gorduras e álcool fazem parte do time de nutrientes que fornecem calorias. Os carboidratos e as proteínas apresentam quatro calorias por grama.

Já o álcool e a gordura disparam de sete a nove calorias por grama, isso significa que se o rótulo de um alimento indicar 15 gramas de carboidratos, 1,4 gramas de proteínas e 3,5 gramas de gordura, vai somar 97,1 calorias e o resultado é obtido através da expressão: (15X4) + (1,4X4) + (3,5X9).

Por que controlar as Calorias?

Essa é a pergunta que muitos fazem, porque todo o tipo de dieta leva em consideração a soma diária de calorias, seja para manter o peso, emagrecer ou até mesmo ganhar massa muscular. Cada pessoa apresenta uma necessidade calórica para deixar o ponteiro da balança equilibrado. De acordo com isso, o número ideal de calorias é feito através de fórmulas especificas que questionam o sexo, a idade, peso, altura e prática de atividades físicas.

Para eliminar aqueles quilinhos a mais, que são muito indesejáveis, diga-se de passagem, a receita não tem nenhum mistério. Somente é necessário que a quantidade de energia fornecida pelos alimentos seja menor que a quantidade de energia gasta pelo organismo. Esse déficit calórico fará que o seu corpo queime o estoque de gordura obtendo a energia que necessita. Emagrecer nada mais é que diminuir a gordura corporal em excesso.

Dica Importante!

Para você que quer acelerar a queima de calorias, o segredo é praticar atividades físicas regularmente. E nem é necessário correr para a academia. Pequenas atitudes do dia-a-dia já dão resultado. Como por exemplo, caminhar de casa até o trabalho, subir escadas do prédio, fazer uma bela faxina em casa, isso ajuda o organismo a eliminar a gordura.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook