Atualizado em: 6 dezembro 2013

Como Evitar o Efeito Sanfona

Efeito Sanfona é um dos maiores problemas quando queremos manter o peso ou emagrecer é à volta aos hábitos normais, portanto veja dicas de como evitar.
Você Sabia?
Que a dieta mediterrânea é um conceito nutricional que surgiu nos anos 1950, a partir dos estudos do médico Ancel Keys.
como_no_engordar

Uma dieta balanceada e adequada às necessidades energéticas é essencial para evitar o efeito sanfona

Muitas mulheres são vítimas do efeito sanfona, um problema que não só deixa o corpo mais feio, como debilita a saúde. O efeito sanfona é o ciclo de emagrecer e engordar que nunca para, ou seja, uma pessoa emagrece com dietas, mas logo volta a comer como antes e depois engorda.

Isso não é só frustrante como também causa estrias, varizes, problemas no coração e muito mais. Confira como evitar esse sobe e desce.

publicidade:

Exercícios

Os exercícios devem fazer parte da sua vida para sempre, aprenda a gostar deles (o que não é difícil, eles aumentam o nível de endorfina e serotonina no sangue e nos deixa mais bem humoradas). Faça exercícios aeróbicos no mínimo três vezes por semana alternado por exercícios de resistência muscular para ganhar mais massa. Isso faz com que seu corpo esteja sempre queimando mais calorias e com o metabolismo acelerado, o que não a deixa engordar facilmente.

Nada de Dietas Mirabolantes

Encare sua dieta agora como se fosse a última da sua vida e tenha paciência. Procure uma dieta sugerida por um nutricionista, com reeducação alimentar. E, não tenha pressa. Quando você perde peso muito rápido, seu organismo reage como se fosse uma anomalia, um período de perigo e carência de alimento, ele vai querer repor o que você perdeu, como se estivesse recuperando de uma doença. Caso você siga o caminho mais devagar, seu organismo vai se acostumando e mantendo o novo peso por mais tempo.

Faça Compensações

Não fique desejando um estilo de vida que nunca mais a fará engordar, isso é muito difícil de conseguir. Estresse, festas de fim de ano, fins de relacionamento, noites mal dormidas são comuns na nossa vida e são fatores que nos levam a engordar.

Quando você perceber isso acontecendo, faça um regime leve e fique um pouco mais na esteira, é melhor esse pequeno sobe e desce (que é normal), do que o efeito sanfona de verdade, que é a perda e o ganho de vários quilos em pouco tempo e que faz mal à saúde.
Depois das festas de fim de ano, passe umas duas semanas comendo menos doce e carboidratos, vá controlando seu peso aos poucos e com calma.

Vídeo sobre o Efeito Sanfona

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook