Atualizado em: 6 abril 2010

Shiatsu – Cursos que ensinam uma verdadeira terapia

Nada é tão gostoso como relaxar ao bom toque de uma massagem. Poucas pessoas dizem ao contrário. E um dos principais métodos de massagem que além de deixar o indivíduo relaxado, faz  bem para sua saúde é ó Shiatsu. Ele um método terapêutico japonês criado no fim da era Meiji (1868), a partir dos recursos de pressão dos meriadianos com os dedos. A palavra japonesa Shiatsu significa pressão (“Atsu”) com os dedos (“Shi”).

publicidade:

O Shiatsu tem várias aplicações, como em problemas de rim, problemas com evacuação e até mesmo uma simples queimação de estômago, problemas psicossomáticos como depressão, baixa auto-estima, e um infinidade de outras coisas.

Porém existem contra-indicações, pois podem afetar áreas não contempladas com a massagem. Nesse caso o Shiatsu não é recomendado para infecções, doenças contagiosas, fraturas, varizes ou como terapêutica única do câncer, podendo, contudo, atuar como coadjuvante no tratamento deste. Em gestantes deve-se tomar muito cuidado, pois nos pontos de pressão a paciente pode se sentir desconfortável.

Hoje em dia muitos cursos de Shiatsu estão sendo abertos e disseminados entre a população. Um dos cursos mais conhecidos é o Okido. Com sede em São Paulo e uma filial em Cuiabá, o Okido recebe inúmeros candidatos na busca pelo aprendizado da técnica de massagem. Outro curso que se destaca no mercado é o Cecth, que tem sede no Rio de Janeiro. Esse curso além de ensinar as técnicas dessa prática milenar, dá o aluno uma visão diferente sobre a humanização do Shiatsu.

Muitas pessoas recorrem ao Shiatsu como uma maneira de se desestressar do dia a dia agitado por que passam na semana. É uma ótima forma também de liberar a tensão que pressiona o cotidiano de todos nós.

Mas didaticamente podemos considerar que o Shiatsu é uma forma de manipulação administrada pelos polegares, dedos e palmas, para aplicar pressão à pele humana e tem como objetivo corrigir disfunções internas, promover e manter a saúde e tratar doenças específicas.

O Shiatsu é uma massagem extremamente agradável e relaxante, pois ao massagear pontos específicos do corpo seguindo o trajeto dos Meridianos, eles fluem harmoniosamente, conseguindo-se reestabelecer a homeostase energética, portanto a saúde.

 Para mais informações acesse o site dos cursos: www.ceth.com.br ou www.okido.com.br

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook